A arte de fazer e contar histórias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JASLANA JUSTINO MACHADO
RA 1043150

Licenciatura em Artes – Educação Artística

A ARTE DE FAZER E CONTAR HISTÓRIAS

Orientadora: Profª Juliana Neuma da S. Ferreira

“Centro Universitário Claretiano”

CARAGUATATUBA
2011

RESUMO

A cada ano que passa em nossa educação urge a necessidade de se adequar e integrar as disciplinas vislumbrando maneiras de juntar e buscar soluções para osgrandes dilemas encontrados pelo docente em sala de aula. Esse projeto nasce assim com vistas a misturar a Arte e leitura. Fazendo com que os alunos de forma lúdica visualizassem as historias contadas, usando o teatro como abordagem principal para um melhor desempenho do imaginário tanto dos docentes como dos discentes. Este projeto foi idealizado e desenvolvido pela coordenação e a monitora dabiblioteca da escola Padre Jose de Anchieta junto a apoio da Secretaria da Educação do Município, chamado “Conto que Acontece” o projeto tem como objetivo é despertar no aluno o gosto e o prazer que a literatura pode proporcionar em suas diversas formas. O publico alvo foi contemplado em crianças de Ciclo I do Ensino Fundamental. Este trabalho foi desenvolvido com um enfoque qualitativo e de cunhobibliográfico e de campo. Na perspectiva abordada notou-se que os métodos enfadantes que há anos vem se trabalhando a leitura em sala de aula, tem sido um agravante para que os alunos não adquiram gosto pela leitura.

Palavra chave: literatura-projeto-teatro

Introdução

A arte de contar histórias esta presente no cotidiano das crianças não só na escola, mas, em todo o seu entorno.Contar histórias e ainda adequá-las a “gostosura” das artes cênicas e visuais, tornará esse trabalhão ainda mais prazeroso.
Estudiosos tem nos dito do poder do letramento dentro das escolas e o quanto ele é necessário para as funções sociais. Entendendo que a leitura tem dimensão fundamental na construção da cognição e da cidadania, percebe-se no projeto que aqui desenvolvido, descrito efundamentado por autores que tem estudado de maneira mais profunda o tema, desenvolvido no Ensino Fundamental que a parceria arte-leitura-projeto-escola pode ter um profundo fundamento. É preciso ter claro que não se tem aqui o objetivo de discutir regras gramaticais com o aluno, mas, sim desenvolver de modo lúdico o conceito de leitura, ou seja, desenvolver competências, habilidades que serãocertamente usadas no ambiente em que as crianças vivem.
Observando os métodos e o desinteresse de alunos pela prática da leitura em uma unidade escolar do Município de Ubatuba, fez se despertar um olhar observador sobre diversas formas de abordagem para as práticas da leitura que vem sendo aplicadas no âmbito escolar. Já que as histórias, os contos e as fabulas estão presentes há muito tempo nonosso universo.
A leitura, como prática social, é sempre um meio e nunca um fim. Pois está proposta dinamiza a função pedagógica nas escolas mostrando uma diversidade de objetivos, modalidades que caracterizam as práticas de leitura.
Sendo assim o objetivo maior de nossa investigação é fazer entender o porquê da falta de interesse por parte do educando como também do educador, emostrar como é possível através da arte estimular o gosto e as varias razões para se ler, usando do lúdico, com brincadeiras, dramatizações e a confecção de personagens da história a leitura se torna em prática social e contribui para a consolidação da aprendizagem dos alunos. Fazendo com que esse caminho se torne mais prazeroso, é possível mostrar que as disciplinas devem andar juntas para umdesenvolvimento pleno da criança, desta forma o trabalho educativo vai proporcionar aos alunos experiências para aprenderem melhor em seu entorno.
Por meio das artes visuais das historias, tanto como imagens de livros, na confecção dos personagens ou na dramatização do próprio aluno, o conto e o reconto podem enriquecer a vivencia infantil, desenvolvendo diversas formas de linguagem e ampliando o...
tracking img