A arte de escrever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lendo mais sobre a arte da palavra, encontrei na internet um texto que complementa o assunto que estamos estudando. O texto cita Schopenhauer. Um filósofo, nascido em1788, na Prússia, atual Polônia. Influenciou Freud, Nietzsche e Bergson.
Aqui transcrevo o texto retirado da internet:
A arte de escrever segundo Schopenhauer
Ideias doautor, sobre a leitura, os autores e o aprendizado.
- Classifica três tipos de autores: os que escrevem sem pensar, a partir da memória, de lembranças ou a partir de livrosalheios; os que pensam para escrever, melhor dizendo pensam enquanto escrevem; por último os que pensam antes de começar a escrever. Escrevem porque pensaram.
- O título de umaobra deve ser significativo, curto, conciso, lacônico, expressivo. É contra os títulos prolixos, os ambíguos, os que não dizem nada.
- A primeira regra do bom estilo é quese tenha algo a dizer. A afetação no estilo é comparável às caretas que deformam o rosto.
- Querer escrever como se fala é tão condenável quanto querer falar como seescreve, que resulta num modo de falar pedante e difícil de entender.
- A verdade fica mais bonita nua, e a impressão que ela causa é mais profunda quanto mais simples for suaexpressão. Em parte, porque ocupa assim toda a alma do leitor, desimpedida e sem a distração de pensamentos secundários. Todo efeito provém do próprio assunto.
- Cada livroimportante deves ser lido duas vezes. As coisas são mais bem compreendidas em seu contexto na segunda vez, pois a leitura é acompanhada de outra disposição e outro humor.Também porque o início é entendido corretamente quando já se conhece o final.
Fontes: http://meuartigo.brasilescola.com/literatura/a-arte-escrever-segundo-schopenhauer.htm
tracking img