A arte de escrever: um olhar para a escritura poética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CAMPUS CARIRI
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA











A ARTE DE ESCREVER: UM OLHAR PARA A ESCRITURA
POÉTICA











JUAZEIRO DO NORTE - CE
DEZEMBRO DE 2011

MARIA DAS DORES DA SILVA








A ARTE DE ESCREVER: UM OLHAR PARA A ESCRITURA POÉTICATrabalho apresentado ao Prof. Luiz Manoel Lopes, titular da disciplina Filosofia da Diferença, pela aluna Maria das Dores da Silva, matrícula 323864, como requisito para obtenção de nota avaliativa da disciplina.












JUAZEIRO DO NORTE - CE
DEZEMBRO DE 2011
A ARTE DE ESCREVER: UM OLHAR PARA A ESCRITURA POÉTICA


Maria das Dores da Silva¹
Luiz Manoel Lopes²



RESUMO:O referido estudo sobre a arte de escrever foi realizado a partir de leitura de textos, debates e discussões promovidas em sala de aula, decorrentes da disciplina Filosofia da Diferença. Nele, é abordada a escritura poética, valorizando os diversos aspectos da poesia e como ela está inserida no contexto da vida humana, tanto por quem a escreve, como por quem a lê. As observações acerca doestudo incluem a influência poética no contexto do individuo e a poesia como a exaltação do outro “eu” existente na alma do poeta.


Palavras-Chave: Arte de escrever, Filosofia da Diferença, Escritura Poética, Vida humana, Poesia.








¹ Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN, Graduandaem Filosofia da Universidade Federal do Ceará- UFC - Campus Cariri.Email: dodora.silva@hotmail.com
² Professor mestre em fil.....


INTRODUÇÃO


Com esse artigo pretendo aumentar a discussão e a reflexão sobre a arte de escrever, principalmente a escritura poética. A poesia faz parte de nossas vidas e é eterna fonte de inspiração. Por isso, a abordagem que faço aqui, é lançar a escriturapoética um olhar diferente. Essa apresentação começa com a arte de escrever e vai até a negação da poesia de Fernando Pessoa incluindo assim, seus vários aspectos.
Após estudos teóricos sobre a Filosofia da Diferença, incluindo vários textos que abordam a escritura, a diferença e a negação da poesia, resolvi pesquisar sobre a escritura poética e o encantamento que a poesia reflete ao longo dosséculos na vida dos seres humanos. Incluo ainda que, além da observação e constatação da estrutura estética e a expressão de sentimentos contidas na mesma, o artigo ainda menciona a relação conturbada entre filosofia e poesia.
O estudo realizado aponta a importância da escrita na vida do poeta e como de maneira tão singular, a arte de escrever pertence apenas a alguns. Além da beleza e da intimidadedo poeta ao brincar com as palavras como forma de arte e de expressar-se na realidade em que está inserido, o artigo aponta, como a poesia, desde os tempos mais antigos está presente na vida do homem; tanto naquele que a escreve, como naquele que a ler, provando assim que a mesma é uma coisa mágica e que essa fonte poética reside intimamente no espírito humano.

1- A ARTE DE ESCREVEREscrever faz parte da nossa busca de comunicação. Muitas vezes escreve-se o que não se ousa falar, e a escrita não pode estar restrita apenas a grafia, mas deve ser um ato de desvelar e desmistificar as palavras que a poesia nos apresenta. Nas entrelinhas dos escritos estão registrados sonhos, desejos, vontades e pensamentos. E a arte de escrever faz buscar, ousar, sonhar e projetar o que a palavra fazaos sentidos, demonstrando a clareza, a criatividade, a rebeldia e a capacidade da escrita. Segundo VALGODE: “O homem antes de escrever, desenhou. A letra e a palavra antes de ganhar significado são desenhos mágicos.”
E, é essa magia que enaltece a construção e a desconstrução da poesia e a dimensão do seu escrever. O grande valor da escrita está em registrar, documentar o que é importante e...
tracking img