A arte de escrever bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A língua portuguesa é a ferramenta básica de trabalho de muitos profissionais, principalmente, dos jornalistas. Dominar a língua escrita se torna, assim, elemento essencial para definir o êxitodesses profissionais, pois é por meio de um texto bem escrito que se convence e se conquista o receptor. O foco do livro chama a atenção para a prática jornalística. A realidade cotidiana das redaçõesvivenciadas e sentidas pelo leitor a cada frase, decifrando aos poucos os mistérios da profissão e a correta aplicação da língua que é tão importante nesse oficio.

Apesar de o livro objeto dessaresenha ser dirigido aos jornalistas, as lições ali contidas podem ser de muito proveito para profissionais de outras áreas, que também necessitam se comunicar bem através do texto escrito. Apesar dedestacar na capa que se trata de um guia para jornalistas, o livro traz ensinamentos de redação úteis a quem busca causar uma boa impressão com as palavras, seja em uma reportagem ou trabalho escolar, sejaem um e-mail.

Escrever é fundamental. Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens pelo correio eletrônico, escrever relatórios, fazer vestibular, ou produzir uma matériajornalística? Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é claro e bem humorado. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como épossível redigir de modo adequado e elegante.
Incialmente o livro trata de que o texto jornalístico deve responder texto jornalístico a seis perguntas fundamentais: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?As autoras ensinam que, para escrever bem, é preciso, antes, pensar bem, de forma coerente, ordenada e lógica. Responder às seis perguntas básicas é exercício de garimpagem, pois, dessa maneira épossível se identificar os dados mais importantes e os secundários, que podem vir cobertos de detalhes desnecessários e que contenham informações obvias.
No segundo capitulo, o texto deve ser...
tracking img