A arte de amar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente, a internet permite que pessoas de todos os continentes se comuniquem quase que instantaneamente. Esse enorme aumento da velocidade de troca de informações teve profunda influência nanossa forma de ver o mundo, o que está evidenciado na cultura popular. A música Parabolicamará, de Gilberto Gil, ilustra como sentimos que as novas tecnologias “deixaram o mundo menor”. Neste texto, vamoscomentar alguns trechos da música, mostrando que Física também é cultura!

Parabolicamará, Gilberto Gil, 1991
“Antes mundo era pequeno, porque Terra era grande. Hoje mundo é muito grande, porqueTerra é pequena. Do tamanho de uma antena, parabolicamará. Ê, volta ao mundo, camará. Ê-ê, mundo dá volta, camará”.


Nas palavras do próprio Gilberto Gil, essa música quer “insinuar o encurtamentodo tempo-espaço provocado pelo aumento da rapidez dos meios de comunicação física e mental do mundo-tempo moderno e das velocidades transformadoras em que vivemos”.


Antigamente, as mensagensentre pessoas distantes eram levadas por mensageiros, transmitindo a informação oralmente, ou por cartas. Como diz a música: Antes longe era distante, perto só quando dava. Quando muito ali defronte, eo horizonte acabava.

Assim, levava bastante tempo para que pessoas distantes pudessem se comunicar. Mas, com a evolução tecnológica, a comunicação foi se tornando cada vez mais rápida, como namúsica: De jangada leva uma eternidade, de saveiro leva um encarnação. Pela onda luminosa, leva o tempo de um raio. Tempo que levava a Rosa, pra arrumar o balaio, quando sentia que o balaio iaescorregar.


Com o surgimento de outros meios de comunicação, como o telégrafo e o telefone, a informação passou a ser trocada de forma cada vez mais rápida. Hoje em dia, com a internet, o aumento navelocidade de transmissão da informação propiciou a comunicação quase instantânea, com o recebimento de mensagens “em tempo real”. Dessa forma, tornou-se possível transmitir textos, imagens e vídeos para...