A arte de amar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Amar alguém não é apenas um sentimento forte, é uma decisão, é um juízo, é uma promessa. Se o amor fosse apenas um sentimento, não haveria base para a promessa de amar um ao outro para sempre. Umsentimento vem e pode ir. Como posso julgar se ele vai ficar para sempre, se meu ato não envolver juízo e decisão?”
Erich Fromm

“O amor é uma arte? Então requer conhecimento e esforço.” Erich Fromminicia o livro “A Arte de Amar” e surpreende com a nova premissa de que devemos aprender a teoria e a prática do amor para sermos sujeitos capazes de exercer a arte.
O ideal amoroso concretizado nosroteiros cinematográficos é desmistificado. Se não houver a consciência do estado de “separação do homem” e o exercício da liberdade para a prática do poder de amar dando ao outro as expressões emanifestações de que se é vivo nele, em sua alegria, compreensão, interesse, conhecimento, sem sacrificar a própria vida, o pseudo amor se esvai com os primeiros antagonismos...
O amor é desvendado comoresposta para o problema da existência humana. “Só há certeza com relação ao passado; com relação ao futuro, a única certeza que existe é a da morte.” A consciência do estado de separação faz com queo homem busque a união para superar a solidão, a culpa e a ansiedade. A necessidade de se unir é observada nos mais remotos mitos como por exemplo a história de Adão e Eva.
As pessoas maduras,conscientes das próprias individualidades, devem ter cuidado, respeito, conhecimento e responsabilidade para assumirem uma relação amorosa, construírem os alicerces necessários para o compromisso devontade e crescerem mutuamente na permanência do amor.
“O amor é o único meio de conhecimento: no ato de união ele dá resposta à minha busca. No ato de amar, de me dar, no ato de penetrar o outro, eu meencontro, eu me descubro, eu descubro a mim e ao outro, eu descubro o homem.”
O amor é desvelado em suas inúmeras formas. O amor fraterno é o amor por todos os seres humanos, o amor universal pelos...
tracking img