A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Livro: A Arte da Guerra

A arte da Guerra de Sun Tzu foi escrita há aproximadamente 2.400 anos, onde o seu principal fundamento é tentar vencer o inimigo pela sabedoria, não somente pela força. Embora seja uma obra sobre questões militares engloba outros assuntos como política, economia, diplomacia, geografia e astronomia talvez sejam esses os motivos para o livro ter permanecido aolongo de tantos anos.
O livro A arte da guerra descrito em poucas palavras significa conhecer a si mesmo, conhecer o seu inimigo ter os seus comandados sob disciplina total e saber todas as informações tática necessárias para vencer a batalha, e as peças importantes neste caminho são os espiões, pois eles revelaram as posições tanto dos inimigos quanto dos seus próprios comandados se estão emposição de disciplina total. Esta obra traz varias táticas e conquistas escrito por um grande militar chamado Suz Tzu. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor Demonstra a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas.
Sun Tsu inicia sua obra falando sobre estimativas, onde cita que a guerra é um assunto de suma importância para o reino; é uma questão de vidaou morte, por isso deve ser cuidadosamente estudado. Desse modo, ele apresenta cinco fatores fundamentais para assegurar o melhor resultado em uma guerra: a política, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. Aqueles que exercem o domínio sobre esses cinco fatores, saem vencedores; já os que negligenciam são derrotados.
Ainda são citados mais sete elementos que possibilitam a previsão do ladovitorioso e o derrotado, tais são:
1. Qual dos governantes é mais sábio e mais apto?
2. Qual dos comandantes é mais talentoso?
3. Qual dos dois exércitos tem a seu favor o terreno e a natureza?
4. Em qual do exércitos as regulamentações e instruções são seguidas de modo mais disciplinado?
5. Qual dos exércitos é mais forte?
6. Qual dos exércitos possui oficiais e soldadosmais preparados?
7. Qual dos exércitos administra recompensas e castigos do modo mais correto e assertivo?
Tais elementos mostram que é necessária uma avaliação precisa, pois aquele que deixa de considerar e analisar qualquer situação será certamente derrotado, devido sua incapacidade de prever o resultado.
Sun Tzu dizia que “Uma vitória rápida é o principal objetivo em uma guerra”, guerrasprolongadas além de tornar armas e soldados ineficientes, nunca beneficiaram nenhum país. Sua ideia era baseada na esperteza e estimulação do exército, ou seja, um general deveria entender como utilizar suas tropas. Cita a importância de se conservar a energia e os recursos materiais, a fim de se minimizar o desgaste que a guerra causa na economia e na população, a fim de alcançar o objetivo devencer a guerra e não o prolongamento de suas operações.
Em relação à sua estratégia ofensiva, cita que a “excelência suprema” em uma batalha é derrotar o inimigo sem lutar, onde o importante é vencer o inimigo por meio do ataque à suas estratégias, rompendo suas alianças através de métodos diplomáticos e assim atacar o exército inimigo. O caminho para o sucesso é conhecer o inimigo e a si mesmo,dessa maneira a vitória é concreta; mas caso conheças seu inimigo, mas não tenha consciência sobre as condições de seu próprio exército, as chances de vencer ou ganhar são as mesmas; porém aquele que ignorar seu adversário e a sí mesmo será sempre derrotado.
A arte da guerra é dividida em cinco elementos: a medição do espaço, a avaliação das quantidades, o cálculo, a comparação e a probabilidade devitória. Onde medindo-se o espaço, pode-se avaliar as quantidades e assim calcular as despesas, calculando as despesas é possível fazer comparações, comparando-se as forças, podendo assim prever as chances de vitória, avaliando tais chances, alcança-se o êxito. Percebe-se assim o princípio básico da disposição da arte da guerra: planejamento.
O poder de um comandante habilidoso e devastador;...
tracking img