A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Crítica do Livro “A Arte da Guerra”
Para alcançar objetivos é extremamente importante realizar um planejamento detalhado de como fazer, o que fazer, a que momento e pensar nas variações, pois existem fenômenos que não estão ao nosso alcance prever. Como exemplo, podemos citar nossa formação acadêmica, pois a todo o momento temos que saber administrar nosso tempo para entregar o que nos ésolicitado, surge dentro desse contexto o planejamento com muita cautela, abrir mão de um entretenimento ou até mesmo de algumas horas de sono, pois estamos pensando no nosso objetivo. A cada momento o mercado de recursos humanos torna- se mais competitivo e para competir nele, precisamos traçar diversas estratégias, juntamente com o planejamento e a execução com controle. Dentro dasOrganizações um planejamento bem realizado determina o sucesso, quando mal feito traz uma série de consequências, podendo até mesmo deixar a empresa em risco. Desse modo, um Gestor ao tomar decisões, precisa conhecer muito bem a organização, conhecer seus recursos, seja eles, humanos ou financeiros, saber quais são seus concorrentes, conhecer seu público alvo, para quando preciso for realizar ou até mesmoalterar planejamentos para alcançar as metas estipuladas.
As empresas oferecem diversos benefícios sociais aos seus colaboradores, plano de carreira, participação nos lucros, entre outros, com a finalidade de ser referencia dentro do mercado de trabalho. Ao realizar um planejamento o Gestor poderá definir capital para o investimento no capital humano, pois as empresas bem sucedidas investem nos seustalentos, financiando bolsas de estudos, cursos de idioma, curso de comunicação e expressão entre outros, ou seja, desenvolvem a mão de obra para manter-se competitiva.
Grandes Organizações precisam de excelentes líderes, que conheçam o ramo que a empresa pertence, quais seus principais concorrentes, seus pontos fracos e o que de melhor oferece, esses são apenas alguns de seus deveres. Énecessário conhecer bem seus concorrentes, porém antes disso é essencial conhecer a si, fazendo isso as Organizações estarão no caminho certo para se manterem, alcançarem objetivos, lucros e posição de destaque no meio empresarial.
A Arte da Guerra adaptado a realidade no mundo organizacional de hoje, trata-se de uma competição entre as empresas. Onde o público alvo está cada vez mais exigente e atenderas necessidades e satisfaze-ló é muito importante, para assim fidelizar e obter cada vez mais lucros.
Conhecer o que vende ou serviço que presta, transmitir o marketing positivo, utilizando o endomarketing como ferramenta. Conhecer através do Benchmarking as deficiências da empresa, analisando seu concorrente e adaptando algo novo, ter criatividade de estar sempre à frente do concorrente e cuidardo clima organizacional da empresa promovendo assim a qualidade de vida.
Um verdadeiro líder tem disciplina colocando em prática sua casa em ordem, como o livro nos transmite. O mundo vive em constante mudanças se não nos adaptarmos a ele, vem outro em nosso lugar com mais conhecimento e toma nossa liderança, é preciso ter táticas e planejamento em nossas vidas “O que pretendemos realizar”? “Oque queremos conquistar”? E colocar no papel e aplica-las na vida real.
Um dos grandes fatores que levam as empresas a fecharem as portas nos primeiros anos é a falta de conhecimento do ramo que atuam e nos segmentos que escolhe. Nas organizações saber liderar é essencial, motivar os funcionários, transmitir segurança de quem sabe o que está fazendo, possuir conhecimentos e controle sobre asituação.
Podemos dizer também que as considerações sobre vantagens e desvantagens devem estar em harmonia nas organizações. E se nossa expectativa de vantagem for coisas distintas dessa maneira, poderemos ter sucesso no cumprimento da parte essencial dos nossos planos, no entanto, em meio a dificuldades, estivermos sempre preparados para tirar vantagem, podemos livrar-nos de infelicidades. Isso...
tracking img