A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
USCS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL






DAYANE ALVES DA CONCEIÇÃO 125133-9
ÉRICA MOTA 125130-5
KARINA BEGALLI GIMENEZ 125124-8
SHIRLEI TOLEDO 125125-5





PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estudo de Caso









SÃO CAETANO DO SUL
2012

DAYANE ALVES DA CONCEIÇÃO- 125133-9
ÉRICA MOTA 125130-5
KARINA BEGALLI GIMENEZ -1251248
SHIRLEI TOLEDO 125125-5



ESTUDO DE CASO
ARTE DA GUERRA – “ÁGUA DE CHEIRO”




Estudo de caso realizado para avaliação semestral da matéria de Planejamento Estratégico do curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Orientador: Prof. Valmir Leite de CarvalhoSÃO CAETANO DO SUL
2012
AGRADECIMENTOS

Ao professor e orientador Valmir pelo seu apoio e inspiração no amadurecimento dos nossos conhecimentos e conceitos, que nos levaram a execução e conclusão deste estudo de caso.
Os nossos sinceros agradecimentos.
























SUMÁRIO

1 ARTE DA GUERRA.................................................................................................


REFERENCIA BIBLIOGRAFICA ...........................................................................

























































1 INTRODUÇÃO

Este Estudo de Caso tem como objetivo fazer uma analogia entre o livro Arte da Guerra, demonstrando que osfundamentos das estratégias utilizadas numa guerra são as mesmas empregadas pelas empresas no mercado e a importância de cada uma delas para a sobrevivência da empresa.



















1 ARTE DA GUERRA – “ÁGUA DE CHEIRO”- SEGMENTO DE COSMÉTICOS


Baseado no livro “A Arte da Guerra”, seguindo as estratégicas expostas nele, vamos aplica - lá a empresa brasileira dosegmento de cosméticos Água de Cheiro. A empresa tem como Missão fazer as pessoas mais felizes através da experiência com a marca, produtos e serviços e, como Visão, ser a melhor e mais rentável companhia de cosméticos do país no segmento de franquias.
Um bom gerenciamento é essencial para a sobrevivência da empresa no mercado, pois pode levá-la a liderança ou a falência. Para isso, sãonecessários alguns fatores como, por exemplo: a capacidade do líder em fazer que seus funcionários trabalhem acreditando na empresa para que juntos alcancem os seus objetivos e saber aproveitar a qualidade de cada um e levar em consideração as diversas mudanças do mercado, oportunidades e ameaças que surgem e se modificam constantemente, pois verificando esses fatores podemos prever o futuro da empresa.Sendo assim, a “Água de Cheiro” tem como principal concorrente a empresa O Boticário, atual líder de mercado, fazendo-se necessário que haja uma analise do mercado e elaboração de estratégias para que a empresa Água de Cheiro lidere este segmento.
No caso da Água de Cheiro a empresa deve observar que sua principal concorrente O Boticário ocupa um lugar no mercado superior ao dela,desse modo ela não deve “bater de frente” com ela, mas atraí-la através de inovações.
Na elaboração de estratégia o líder deve considerar o tamanho do seu concorrente para definir qual será a melhor estratégia a ser utilizada. No caso da Água de Cheiro a empresa tem que planejar cuidadosamente as estratégias, uma vez que seu principal concorrente tem tamanho superior ao dela. Neste seguimento aconcorrência é acirrada, o que influencia na decisão de compra é o preço e a qualidade. No item qualidade ambas se igualam, sendo o diferencial da Água de Cheiro é o preço, já a marca O Boticário é mais comercialmente conhecido, sendo isso um fator importante para que ela tenha uma parcela maior do mercado. Neste caso deve-se utilizar de estratégias discretas que não chame a atenção de seus...
tracking img