A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.
1- Explique com suas palavras a partir do texto, como se deu o predomínio da cidade sobre o campo? Através da industrialização e as suas ofertas de trabalho. Isso fez com que muita gente deixasse o campo com o sonho de uma vida melhor e com esse êxodo o campo aos poucos ficaram deserto, e se reparares atualmente no campo, a maioria das pessoas são idosas.
2- No texto, afirmamos queinteressava à indústria, o barateamento dos produtos agrícolas. Você saberia dizer por que? E hoje, continua interessando à indústria os baixos preços dos produtos agrícolas? Porque setor agropecuário, os consumidores e todos aqueles com envolvimento na atividade têm muito a ganhar caso a comercialização se dê de forma técnica e economicamente eficiente, sem sobressaltos e interrupções. Hoje em dia aagropecuária geralmente está associado a preços baixos e relativamente instáveis. Do ponto de vista da comercialização, o problema torna-se particularmente importante porque é difícil para quem produz ajustar rapidamente sua produção às alterações de mercado. Para complicar ainda mais esse problema, as mudanças climáticas, pragas, doenças e outros fatores impedem que se façam estimativas precisas deprodução e preços.
3- A mecanização gerada pela Revolução industrial acanelou inúmeras transformações na vida do homem. Faça uma pesquisa e discuta diferenças entre meio urbano e meio rural no brasil. Zona Rural: Região onde se desenvolve atividades agrícolas e pecuárias (Atividades Primárias em geral) sem grande concentração de pessoas e sem grande alteração antrópica na paisagem: Roça, Mato,Fazenda, Sítio da Vovó. Zona Urbana: Região onde se desenvolve atividades secundárias e terciárias - indústria e comércio - com maior concentração de pessoas e grande alteração antrópica na paisagem, o que pode levar a uma série de problemas como impermeabilização do solo, poluição atmosférica, etc.
4- Como a invenção de novos meios de transporte e do sistema de refrigeração ajudou a maiorindustrialização dos países europeus e dos Estados Unidos? A divisão modal dos transportes de cargas depende, em cada país, de fatores naturais e das opções políticas e econômicas. Apesar da tendência de forte crescimento do modo rodoviário, em países de dimensões continentais – como os Estados Unidos, a Rússia e a China –, as ferrovias continuam a deslocar parcela muito significativa das cargas. Ossistemas de transportes modernos caracterizam-se pela complementaridade entre os diferentes modos, de forma a aumentar a velocidade dos fluxos materiais e reduzir os custos gerais de deslocamento. Esta implantação baseia-se nos conceitos de unidade de carga e conexão de infra-estrutura. A unidade de carga foi alcançada pela criação dos contêineres, que reduziram radicalmente os custos de transferênciade mercadorias entre os modos de transporte. A conexão de infra-estrutura envolve um conjunto de técnicas destinadas a reduzir o trabalho de carga e descarga entre os modos de transporte: através de pontes rolantes, os reboques de caminhões, com suas cargas, são transferidos para o interior de trens ou navios; por meio de guindastes e pinças gigantes, os contêineres são movimentados entrecaminhões, trens e navios. As redes intermodais densas conferem fluidez ao espaço geográfico, acelerando e ampliando os fluxos de bens e pessoas. Elas economizam tempo e dinheiro de toda a sociedade, reduzindo o preço final dos produtos e maximizando as viagens de negócios e turismo. Ao mesmo tempo, valorizam novas localizações empresariais e contribuem para a desconcentração das atividades econômicas.
5-Procure em seus livros de história do Brasil, trechos que demonstrem de que maneira o pacto colonial criou estruturas que prejudicaram o desenvolvimento da nossa indústria. O pacto colonial – política mercantilista que define que as colônias só poderiam comercializar com a metrópole – constituiu-se em um dos motivos que levaram a elite americana a empreender as emancipações na América espanhola....
tracking img