A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte da Guerra

TZU, Sun. A arte da guerra; tradução de Sueli Barros Cassal. Porto Alegre: L&PM, 2010.

A obra A arte da Guerra, escrita a mais de dois mil anos pelo estrategista de guerraSun Tzu perpassa o tempo. Os seus treze capítulos fazem referência às estratégias de guerra, e por analogias ao mundo dos negócios. Na atualidade, a leitura deste livro é direcionada ao públicointeressado em conhecer táticas e estratégias de sobrevivência no mundo dos negócios, aos políticos, às pessoas que ocupam cargos de liderança, estudantes e professores.
Tzu utiliza-se de nomenclaturas dacompanhia militar como general, comandante e tropa para nomear os seus personagens. Para trazer ao nosso universo entendemos por comandante, o empresário; general, o pedagogo e a tropa são as pessoasque trabalham em uma empresa. De acordo com SunTzu para prever o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições e as de nosso inimigo, baseados em cincofatores:caminho, clima, terreno, comando e doutrina. Para obter vitória é necessário conhecer o inimigo de forma holística, bem como conhecer o terreno e as condições da natureza para obter vitória,mas principalmente conhecer a si mesmo.
As fundamentais qualidades de um general são o segredo, a dissimulação, a astúcia e a surpresa. A precipitação, hesitação, preocupação com a aparência ecomplacência devem ser considerados defeitos a serem evitados.
Para obter vitória em uma guerra, além de conhecer o espaço e as características do inimigo, é de suma importância planejar, avaliar e ter osobjetivos definidos.
Um bom comandante está apto a comandar grandes e pequenos exércitos. Para tal é importante conhecer os oficiais e subalternos, anotar os nomes e o talento individual paraaproveitar o potencial de cada um. A arte do comando é característica daqueles que sabem potencializar suas forças, possuem autoridade ilimitada, não deixam abater por nenhum acontecimento, não...
tracking img