A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE – FCJ

A ARTE DA GUERRA
Por uma estratégia perfeita

Adriano Maçaneiro
Alessandro Duarte
Alex de Oliveira
Artur Kruger
Fernando J. Ganzer
Rafael Araujo
Renato Uecker

Joinville/SC
04/04/2012

Adriano Maçaneiro
Alessandro Duarte
Alex de Oliveira
Artur Kruger
Fernando J. Ganzer
Rafael Araujo
Renato Uecker

A ARTE DA GUERRA
Por umaestratégia perfeita

Trabalho apresentado a(s) Disciplina (s) de: Empreendedorismo como requisito parcial para obtenção de nota no 1º Bimestre do curso de: Administração de empresas e negócios, sob a supervisão do (s) professor (s). Elaine Escalabrini.

Joinville/SC
04/04/2012

O general-filósofo Sun Tzu que viveu aproximadamente em 500 anos aC., na China milenar de Lao-Tsé e Confúcio, escreveu osseus treze capítulos que fizeram parte de um manual de estratégia de guerra que ficou conhecido como A Arte da Guerra. Suas premissas ainda são atuais, mesmo passados 25 séculos após sua elaboração, e é um dos livros mais utilizados por administradores, empresários, políticos e todos aqueles que necessitam de uma fundamentação para formular suas estratégias.

O livro de Sun Tzu tem umverdadeiro arcabouço de estratégias e de como um líder de topo deve comporta-se para influenciar seus subordinados. Para ele grandes resultados serão obtidos, se aqueles que utilizam a sua liderança e o poderio de seu exercito, para exercer espionagem e conseqüentemente dissecar os exércitos opositores. Em analogia, os ocupantes de cargos de direção nas empresas, nas organizações, devem conhecerde forma minuciosa seus concorrentes, o que evita surpresas ao ocorrer mudanças no mercado.
O primeiro passo, para que a guerra a ser enfrentar seja ganha, é fazer um estudo preliminar detalhado baseado nos termos dos cinco fatores fundamentais mencionados por Sun Tzu: A influência moral, o clima, o terreno, o comando e a disciplina. O domínio desses fatores levará o general à vitória e aodesconhecimento da ruína. A obtenção de subordinado bem preparados, o uso de concessão de prêmio e castigo de maneira correta, previsão de vitória e de derrota, uso da simulação para melhor estudar estratégia de ataque, a mostra de uma atitude concentrada e o ataque as fraquezas inimigas, aparentar inferioridade para provocar a arrogância do adversário, mantê-lo sob tensão e cansá-lo e desagregar oinimigo quando este estiver unido. Esses são os elementos essências a vitória numa guerra.
Após os estudos preliminares, devem-se considerar as provisões financeiras, para que as despesas e custos necessários na campanha de guerra sejam cobertos, garantindo a formação de um exercito. O volume dos gastos da campanha é diretamente acrescido com o seu tempo decorrido. As reserva estatais nunca serãosuficientes nessa situação, prejudicando o poderio militar, favorecendo a futura submissão com uma derrota. Os prisioneiros são fatores importantes nas negociações e força escrava para reconstrução do estado. Tratá-los bem torna essas premissas favoráveis aos aprisionadores. Sendo o general o ministro do destino do povo e o arbitro do futuro da nação, a conquista da vitória deve ser a sua maior meta.O capitulo III nos mostra a importância do planejamento, da calma e bom senso. Bem como o conhecimento de seus adversários e de você mesmo. E também de saber bem escolher seus oficiais e subordinados.

O capitulo IV mostra que a negociação é sempre melhor que o confrontamento e que um líder deve sempre ser ético e planejar suas ações para que ele impossibilite à derrota e viavibilize avitória.

Administrar um exército grande é, em princípio, igual a administrar um pequeno: é uma questão de organização. Dirigindo um exército grande é igual a dirigir uma tropa pequena: é uma questão de comando rígido e imparcial. A descoberta dos pontos fortes e fracos permite que o exército caia sobre seu inimigo como uma pedra sobre ovos. Aquele que ocupa o campo de batalha por primeiro e...
tracking img