A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A A r t e d a G u e r r a





Uma analogia da estratégia da guerra com o mercado, que pode ser traduzida para dia a dia das pessoas também, de como resolver problemas e enfrentar dificuldades, como conseguir uma recolocação etc.

Travamos batalhas todos os dias, sem elas não haveria vitórias. Monte estratégias, planeje e vença.

Uma analogia que fiz a partir do livro a Arteda Guerra de Sun Tzu, mestre chinês, traduzida por Thomas Cleary, editora Pensamento - São Paulo, 6ª Edição-2002. Um livro escrito há mais de 2.000 anos por este filósofo e guerreiro chinês.



O livro "A Arte da Guerra" é um livro sobre estratégias que analogamente à administração de empresas pode ser interpretado como passo a comentar a seguir.

"A ação militar é importante para a nação -ela é o solo da vida e da morte, o caminho da sobrevivência e da destruição; por isso, é imperativo avaliá-la".

Mestre Sun

Passamos a entender guerra como o terreno das negociações e concorrências entre empresas, poderíamos transportar para o terreno pessoal também, mas focaremos o ambiente empresarial. Delas depende o sucesso ou fracasso das empresas.

Estas negociações são acirradasonde o que interessa é a vitória. Não há complacência de nenhuma das partes com o adversário. É, literalmente, uma guerra.

Por isso a estratégia é importante.

Devemos avaliar, primeiro, a nós próprios (modo), em seguida o mercado (clima), a concorrência (terreno), a nossa liderança e a disciplina de nosso pessoal.

Nesta avaliação, devemos verificar a liderança e participação da nossaconcorrência e como o mercado está se comportando. Estrategicamente devemos verificar nossos pontos fracos e fortes, assim como do concorrente. Tudo isso antes de começarmos as negociações, o lançamento de nossa campanha ou o embate propriamente dito.

Com base nestas verificações formaremos uma estratégia para atingirmos os pontos fracos de nossos oponentes e protegermos nossos pontos fracos.Todas as atitudes que serão tomadas devem seguir um planejamento rígido e calculado. Os superiores deverão ser claros com seus subordinados. Estes últimos devem ter confiança absoluta na liderança e na estratégia montada por eles.

A habilidade dos líderes para com seus subordinados, mantém a disciplina e o respeito. Isso trará a necessária harmonia para a vitória.

Deve ficar claro que asresponsabilidades e riscos estão divididos entre todos, comandantes e comandados, para que os comandados não se sintam abandonados à própria sorte. Precisam ser tratados com justiça e paciência, e serem instruídos e orientados o tempo todo. Confiantes, esquecerão os medos e os riscos e, executarão suas tarefas com prazer.

Estudar qual o melhor momento, dentro do contexto mercadológico (ambiente),para se iniciar uma campanha, evita que esforços sejam inutilizados e as "tropas" sejam vencidas, não pelo adversário, mas pelas dificuldades e surpresas que anularam seus esforços.

Seria como tentar tomar uma cidade abandonada pelo adversário, onde não há mais nada, inimigos, água, comida ou qualquer recurso. Apenas a rudeza do terreno e a hostilidade do clima, contra o que é inútil lutar.A diferença a ser vencida para se alcançar o objetivo, deve ser medida para que os recursos necessários estejam disponibilizados e torne o objetivo tangível. A disponibilidade deve ser na medida exata para que não faltem recursos ou, que esses não sejam desperdiçados.

Conhecer a concorrência (o inimigo ou adversário), seus passos e suas estratégias facilitarão a montagem da nossa estratégia(contra estratégia), e alternativas para eventuais problemas no percurso. Se não conhecermos nossos "inimigos", vencê-los será impossível.

Estratégia é basicamente uma questão de inteligência e avaliação de todas as condições existentes, recursos disponíveis e possibilidades sejam internas ou externas e, intuir o que o inimigo planeja fazer, contra o que ele diz almejar.

Todos envolvidos,...
tracking img