A arte da guerra.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte da Guerra
Introdução
A Guerra é uma questão vital ao estado; um assunto de vida ou morte, a estrada ou para sobrevivência ou para a ruína. Consequentemente, é imperativo que seja estudadacompletamente. Então, avalie cinco fatores fundamentais e faça comparações das várias condições dos lados antagônicos para averiguar os resultados de uma guerra. O primeiro destes fatores é o político;o segundo, o tempo; o terceiro, o terreno; o quarto, o chefe; e o quinto, a doutrina.
As Políticas significam a real causa das pessoas para estarem em harmonia com a regra delas de forma que todos aseguirão e sem medo de qualquer perigo. Tempo significa noite e dia, frio e calor, dias bons e chuva, e mudança de estações. Terreno significa distâncias, e se refere ao chão que é atravessado comfacilidade ou dificuldade e para se estar aberto ou fechado, e influenciar suas chances de vida ou morte. O chefe sustenta as qualidades do general da sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem, eexatidão. A Doutrina será entendida como a organização do exército, as graduações entre os oficiais, os regulamentos de rotas de provisão, e a provisão de materiais militares para o exército.
Estescinco fatores fundamentais estão familiarizados a todo general. Esses que os dominam ganham; esses que não fazem são derrotados. Então, pondo planos, compare os seguintes sete elementos, os avaliando como cuidado extremo.
1. Qual regra é sábia e mais capaz?
2. Qual chefe é mais talentoso?
3. Qual exército obtém as vantagens de natureza e do terreno?
4. Em qual exército são levados melhor osregulamentos e instruções?
5. Quais tropas são mais fortes?
6. Qual exército tem os oficiais bem treinados e homens?
7. Qual exército administra recompensas e castigos de um modo mais iluminado ecorreto?

Por meio destes sete elementos, eu poderei prever qual lado será o vitorioso e o que será derrotado.
O general que atende a minha deliberação está seguro ganhar. Tal um general deveria ser...
tracking img