A arte da guerra - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A ARTE DA GUERRA” - Resenha

Através do que pude observar ao ler o livro destaco nessa resenha o que para mim é de suma importância e, isso não só na minha vida profissionalmente falando, mas também na minha vida dentro de um contesto pessoal, pois neste livro escrito pelo autor Sun Tzu me trouxe ensinamentos cabíveis em várias situações que vivemos dia a dia. O Livro "A Arte da Guerra" écomposto por treze capítulos, que exploram diversos aspectos da estratégia militar, nomeadamente:

1.1 O PLANEJAMENTO INICIAL
Segundo o autor todos os aspectos devem ser cuidadosamente bem estudados, pois não poderá existir nenhum ato falho e negligente, havendo ele será determinante para transformar todo um processo em ruínas e assim para um possível fracasso. Devemos sempre estar atentos a tudoe todas as possibilidades sendo elas positivas e negativas, evitando surpresas indesejáveis e inesperadas. A arte da Guerra é de imensa importância para o estado, é um caminho que nos pode levar a um grau de segurança, mas como também para a ruína total.

1.2 CONDUÇÃO DA GUERRA
Existem cinco fatores constantes que devem ser levados em consideração na Arte da Guerra, são eles: a Lei Moral; OCéu; a Terra; o Chefe; o Método e a disciplina. Ainda segundo o autor, o Céu simboliza a noite e o dia, o frio e o calor, o tempo e as estações. A Terra compreende as distâncias, grandes e pequenas; perigo e segurança; campo aberto e desfiladeiros; as oportunidades da vida e morte. O Chefe representa as virtudes da sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e retidão. A grande disposição doexército e isso respeitando suas subdivisões como todo o seu posto entre os oficiais, todo o seu empenho na manutenção de estradas por onde levam os suprimentos que devem chegar às tropas e o controle dos gastos militares devem ser compreendido por método e disciplina. E quase como uma regra, todos os fatores devem ser familiares a cada general. Quem tem o conhecimento, será o vencedor; quem não tempossivelmente fracassará.

1.3 ESTRATÉGIA OFENSIVA
Outro meio de vencer uma batalha, é parecer-se despercebido, ou seja, imóvel na visão dos inimigos. Por esse motivo, quando capazes de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças devemos parecer inativos; quando estivermos perto, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos distantes; quando longe, devemos fazer acreditar queestamos perto.

Devemos sempre preparar iscas para atrair o inimigo, mas se ele possuir forças superiores devemos evita-lo. Devemos fingir nos passando por um exército desorganizado e desorientado para distraí-lo, devemos irritá-lo caso seja um inimigo pouco temperamental. Se fingir de fraco que logo ele será dono de uma arrogância incalculável capaz de destruí-lo caindo sobre seus próprios erros.Separe suas forças caso elas estiverem unidas, ataque os pontos onde se mostram despreparadas e desorganizadas. E por fim, quando não estiver sendo esperado, apareça e ataque-os. Ser um general que estuda muitos cálculos faz uma batalha se tornar vitoriosa frente ao seu triunfante exército, e um general que age por impulso não fazendo cálculos levará seu exército a derrota.

1.4 DISPOSIÇÕESTÁTICAS
É quase certo que as armas dos soldados tornam-se pesadas e o entusiasmo deles enfraquecem quando nos empenhamos numa verdadeira guerra e a vitória custa a chegar. Desse modo é fácil concluir que o desempenho dentro do campo de batalha aos poucos estará muito reduzido e facilmente nosso inimigo vai tomar vantagem. Sendo assim um plano tático é colocado em prática, no qual tem como principalatrativo a oferecer aos nossos bravos soldados o orgulho de fazerem parte de um exercido que nunca se rende mesmo diante de todas as dificuldades encontradas e um inimigo poderosíssimo, que até então parecia ser imbatível. Manter a equipe focada nos objetivos é o que vai nos levar a mais essa honrosa e triunfante vitória, porém tudo depende da adaptação rápida em um terreno pouco conhecido e um...
tracking img