A arte da gerra - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte da guerra é um tratado militar escrito durante o século IV a.C.  e é um livro bem sucedido escrito por  Sun Tzu. Muitos se perguntam como um livro escrito a mais de dois mil anos com estratégias usadas para guerras com espadas, arcos e flechas pode ser usada atualmente em comercialização, informática, internet e coisas inovadoras em pleno século XXI. Esse livro é conhecido com uma“mágica”, pois apesar da antiguidade da obra, nenhuma obra ou tratado é tão compreensível e tão atual quanto o livro A Arte da Guerra.



1. O planejamento

Segundo o escritor do livro a guerra é acompanhada por cinco fatores: A lei moral, o céu, a terra, o chefe e a doutrina.

A lei moral era a correção do objetivo correto da batalha

O céu significa as estações, o dia, à noite.

A terra era adistancia, terreno.

O chefe significa as virtudes da sabedoria, bondade e coragem.

A doutrina significava a hierarquia da guerra, disciplina.

No livro possuem alguns tópicos que era necessário o general responsável sobre a guerra saber, entre eles estão o objetivo, a competência, as vantagens, disciplina, força, treinamento, prêmios. E tendo as respostas dessas perguntas ele seria capazde se sair vitorioso em uma batalha.

Aplicando um desses exemplos para hoje em dia não é muito diferente, porque se o estado não tem um objetivo correto não terá o apoio do povo e uma empresa que não tem um objetivo correto não terá o apoio dos empregados, pois o primeiro passo para começar uma empresa precisa de um objetivo palpável, algo que realmente posso alcançar.

Também é necessárioque a empresa tenha uma boa disciplina dos empregos, sendo que se houver alguma negligencia a empresa deve recorrer à punição, pois não tendo limites, não terá disciplina e respeito entre ambas as partes.

2. Guerreando



Para Sun Tzu a ação da guerra deve ser rápida e certeira, pois se for demorada pode desmotivar os soldados, ou seja, aplicando para os nossos dias, muitas a vezes asempresas não conhecem seus concorrente e partem para batalhas longas, como a concorrência de preços.



Muitas vezes a empresa abaixa um valor de um produto para fazer as pessoas comprarem e se voltarem ao preço inicial perde os clientes, então isso é considerado uma batalha longa e os lucros não será o suficiente que havia estimado, mas se colocarem um preço para as pessoas experimentarem oproduto, muitas pessoas irão acabar comprando independente do aumento.



3. Estratégia ofensiva



Nesse capitulo Sun Tzu diz que a grande vitoria, é a vitoria sem luta e para fazer isso é necessário impedir o plano do seu inimigo.

Ele comenta: “Em batalha, use geralmente operações "diretas" para fazer o inimigo engajar-se na luta e as operações "indiretas" para conquistar a vitória”.Na teoria parece muito fácil, mas na pratica não é tanto assim. Temos sempre que olhar para o mercado e tentar aperfeiçoar, expandir antes que seu concorrente faça, pois sempre que você der um paço a frente antes dele, você esta atrapalhando os planos do seu inimigo, então sempre devemos ter o objetivo de vencer, sem precisar lutar.



4. Disposições



Antigamente, os guerreirosespecialistas se faziam a si mesmos invencíveis em primeiro lugar, e depois aguardavam para descobrir a vulnerabilidade de seus adversários. E para fazer isso é necessário conhecer a si próprio e conhecer a vulnerabilidade de seu inimigo.



Aplicando esse exemplo para atualmente, se a sua empresa trabalha bem, trata bem os seus clientes, tem um bom produto e esta sempre de olho no mercado elaesta dando um grande passo em evitar a derrota e isso depende totalmente da empresa, tendo assim a defesa e é só esperar e ficar de olho no que o concorrente faz consiga um espaço para ter a vitoria.



5. Energia



Nesse capitulo possuem dois conceitos muito interessantes. Um deles é o que comandar um pequeno exercito não é diferente de comandar um grande exercito, é só uma...
tracking img