A arte da europa ocidental no início da idade média

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

Os capítulos 8 9 do livro “História da Arte” relatam de forma bem ampla as expressões artísticas e culturais da época, geradas após a divisão do Império Romano.
Tal divisão criouo Império Romano do Oriente; governado pelo Imperador Justiano, e o Império Romano do Ocidente governado pelo imperador Carlos Magno.
A autora retrata de forma clara as diferenças existentes entreas duas divisões. Dominados por povos diferentes, o texto descreve as produções que caracterizam cada divisão. Em todo tempo a autora relata a forte influencia do cristianismo nas produções artísticasda época, e até mesmo no império.
O texto descreve o ápice cultural que ocorreu durante o governo de Justiniano, no Império do Oriente, que acabou sendo denominado Império Bizantino. Conforme aautora, o termo bizantino, era usado para nomear as criações de todo o Império do Oriente. Referente a arte bizantina a autora descreveu como uma arte que tinha por objetivo expressar a autoridade doImperador, sendo considerado sagrado, um representante de Deus. Conforme a descrição minuciosa de como as obras eram caracterizadas e produzidas, pode-se perceber como eram luxuosas e exprimiam poder, eriqueza. O auto deixa claro a forma de representação do Imperador como lugares sagrados e as figuras do Império. O texto refere de forma muito interessante a utilização do mosaico, e as cores usadasnas obras.
O autor se preocupa em mostrar a diferença entre a arte desta época.
Dominado por povos de Culturas diferentes, o Império Romano do Ocidente deixa de representar a figura humana e passa ater um caráter decorativo.
O texto descreve de forma sucinta o que ocasionou essa mudança artística, e descreve como uma decadência cultural.
A autora relata as mudanças no governo e de como acultura se desenvolveu após a coroação de Carlos Magno. O texto relata a arte desse período chamada de arte do Império Carolíngio, caracterizado pela produção de objetos e manuscritos como ilustração....
tracking img