A arquitetura moderna de le corbusier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A arquitetura moderna de Le Corbusier
O décimo sétimo capítulo do livro de Kenneth Frampton, “História Critica da Arquitetura Moderna”, fala sobre a vida e a obra de Le Corbusier. Esclarece as idéias centrais deste arquiteto, um dos grandes nomes da arquitetura moderna mundial.
Le Corbusier nasceu em 1887 em uma cidade da Suíça composta por uma malha urbana ortogonal. Algo que provavelmenteinfluenciou em seus projetos, de ordem racional e geométrica. Ele pregava a simplicidade de uma arquitetura, que expressasse uma idéia e transmitisse um sentimento por meio das formas.
Projetou sua primeira casa, a Villa Fallet, em 1905, seguindo as diretrizes do seu mestre, Charles L’Eplatternier, que ensinava a seus alunos a derivar todo ornamento do seu meio ambiente natural imediato. Após umencontro com Tony Garnier em Lyon, em 1907, Corbusier escreveu: “Esse homem sabia que o nascimento iminente de uma nova arquitetura dependia de fenômenos sociais. Seus planos revelavam uma grande facilidade. Eram a conseqüência de um século de evolução arquitetônica na França” Ou seja, ele passou a ver a necessidade de uma mudança, era preciso se fazer uma arquitetura mais prática e simples.
Oano de 1907 pode ser visto como um ano de mutação na vida de Le Corbusier. Em uma visita ao convento de Cartuxos de Ema ele vivenciou a experiência da relação entre o público e o privado, a solidão e a vivência. Algo que influenciou sua arquitetura, o jogo onipresente dos opostos, o contraste entre o sólido e o vazio.
Em 1908 ele trabalhou com August Perret, o primeiro a usar concreto armado emum edifício residencial. Com isto, passou a ter uma nova concepção tanto da vida quando do trabalho. Com essa experiência ele viu o concreto armado como o material do futuro, por se maleável e duradouro, além de que, por meio do seu uso, era possível romper com a arquitetura clássica.
Em 1909 criou um edifício que, segundo Frampton, “reinterpretou o clássico com a finalidade de conciliar um tipointeiramente novo de programa”, onde cada atelier possuía um jardim fechado dispostos ao redor de um espaço comunitário central, o que mostra que “Ema permanecia incrustada na imaginação de Le Corbusier”.
Em 1910, na Alemanha, foi patrocinado pela escola de arte de La Chaux-de-Fonds, para estudar a situação das artes decorativas. Ainda neste ano teve contado com Werkbund, e conheceu “asconquistas da moderna engenharia de produção, os navios, automóveis e aviões, que seriam a substância do seu polêmico ensaio ‘Olhos que não vêem’.” (FRAMPTON,k). Depois disso, ele rompeu definitivamente com L’Eplattanier, abrindo seu escritório e se dedicando em especializar-se em concreto armado.
Em 1915, desenvolveu ao lado do engenheiro suíço Max Du Bois, idéias que se tornariam a base estrutural damaioria das suas casas até 1935, o sistema construtivo conhecido como Dominó. Consistia na junção da janela em fita, planta e fachadas livres, além de coberturas planas e escadas em uma das extremidades. Foi um modelo idealizado para ser expansível e produzido em série.





Figura1, estrutura de unidade Dom-Ino
No ano de 1916 construiu a Villa Schawob, quese assemelhava a um palácio, por sua geometria primária (o quadrado e o circulo) empregando linhas reguladoras, mantendo o controle sobre a fachada. Logo depois se mudou para Paris, e ao lado do pintor Améndée Onzenfant desenvolveu a estética Purista, que consiste no uso de formas geométricas simples, vigor e austeridade.
Escreveu em 1923 seu livro “Por uma Arquitetura”, onde articula odualismo conceitual, e desenvolve “por um lado a necessidade imperiosa de atender as exigências funcionais através da forma empírica, e, por outro, o impulso de usar elementos abstratos de modo a atingir os sentidos e nutrir o intelecto”. Diz que as realizações da arquitetura não respondiam mais às necessidades dos homens. Os engenheiros haviam evoluído, mas os arquitetos estavam presos ao passado,...
tracking img