A armazenagem e suas principais atividades e tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARMAZENAGEM E SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES E TECNOLOGIAS





Resumo

Serão abordados recursos tecnológicos que auxiliam um sistema de armazenamento. Este trabalho mostrará os principais equipamentos de movimentação de carga, o sistema de movimentação de carga, separação e métodos de alocação de cargas. Abordará como a tecnologia da informação pode ajudar no processo de armazenagem e osbenefícios que poderá ser alcançado com isso.

Palavra chave: Transporte, Logística, Estocagem.

1. Introdução

A armazenagem de materiais com um tempo tornou-se cada vez mais importante para obtenção de lucros para uma empresa, independentemente de como foi embalado ou transportado. Os termos armazenagem e estocagem são usados frequentemente, mas podemos distinguir um do outro dizendo quearmazenagem é quando é guardado um produto acabado, e quando guardamos matérias primas chamados de estocagem. O objetivo da armazenagem é diminuir custos e obter uma melhor solução para as empresas.

































2. Importância da armazenagem

A armazenagem na logística leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitamuma melhor integração entre as cadeiras de suprimentos, produção e distribuição.

A armazenagem feita de maneira correta atenuará custos e trará mais uma série de vantagens tais como redução de riscos de acidente e, portanto aumento da segurança, facilidade na fiscalização do processo e logo uma redução de erros, e um melhor aproveitamento de espaço e uma incrementação na produção e utilização datecnologia. Trará, além disto, uma redução de perdas e inutilidades. Podemos utilizar o sistema de relatório de pedido em aberto e medir o impacto dos atrasos de produção em operações de remessas e atendimento ao cliente, enquanto rastreamos questões de pedido em aberto. Essas informações são usadas para identificar e corrigir problemas durante o processo de armazenagem assim como manter osclientes informados do status de seu pedido permitindo que a empresa gerencie questões de pedidos em aberto a equipe de vendas.


3. Controle de estoque

Os estoques representam capital investido, lançado no ativo da empresa e com liquidez dependente do volume produzido e vendido (ou apenas revendido, no caso do comércio). Apesar de, quanto mais se vender, teoricamente o ganho obtido ser maior,torna-se estratégico para qualquer empresa o controle adequado de seus estoques, de forma a reduzir os custos gerados pela existência deles. O ideal para as empresas seria efetuar as aquisições de estoques somente para atender aos pedidos de seus clientes e, assim, obter a redução dos custos envolvidos. Infelizmente, a assim chamada entrega Just in time (a tempo) 2 é muito difícil de obter, poisdepende quase exclusivamente do fornecedor, e haverá situações em que este não cumprirá com o prazo estabelecido, afetando qualquer planejamento prévio que tenha sido feito por sua empresa. Portanto, caso não esteja bem dimensionado seu volume de estoques, a empresa pode acabar por ficar sem produtos para atender seus processos fabris e/ou seus clientes ou mesmo, por outro lado, perder dinheiro com oencalhe desses estoques mal planejados. É um sério risco, apesar de existirem técnicas que ajudam muito num dimensionamento adequado.


4. Para uma circulação no depósito

4.1. Empilhadeiras ou empilhador

É uma máquina usada principalmente para carregar e descarregar mercadorias em palletes (calço de madeira para depositar mercadoria pesada encima). Existem diversos tipos e modelos. Osmais comuns, em galpões fechados e centros de distribuição são as empilhadeiras de combustão em gás liquefeito (GLP) e elétricas. Possuem capacidade de carga que vão de 1.000 kg a 16.000 kg, e de 2,00 metros até mais de 14 metros. São disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos. Existem diversos tipos e modelos, tais...
tracking img