A APRENDIZAGEM VICARIANTE DA AGRESSIVIDADE GERANDO COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS NA CRIANÇA

1301 palavras 6 páginas
A APRENDIZAGEM VICARIANTE DA AGRESSIVIDADE GERANDO COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS NA CRIANÇA Celiane Soares de Sá*
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma definição breve da agressividade infantil bem como apresentar algumas formas de aprendizagem, tratamento e as contribuições do Psicodiagnóstico.

Unitermos: agressividade, comunicação de massa, comportamentos, ambiente, castigos.
INTRODUÇÃO
A agressividade bem dosada é normal para que a criança aprenda a se defender e a se impor ao ambiente em que vive e se desenvolve. Ela é canalizada normalmente à medida que a criança amadurece psicologicamente. Mas quando essa agressividade se torna excessiva, é bom se verificar o ambiente da criança em casa. A criança que é criada com tapas e castigos o tempo todo, torna-se agressiva. Ela precisa não só de um ambiente sadio, mas também saber que é amada, ser criada por pais equilibrados emocionalmente e que não lhes dêem mensagens com um duplo significado.
A importância do fator modelo é enorme, principalmente numa sociedade tecnológica. As crianças aprendem não apenas o que lhes é dito que devem fazer, mas principalmente o que vêem ser feito por outras pessoas. Enquanto que antigamente os modelos eram quase que exclusivamente os pais e membros mais chegados da família, atualmente os modelos são fornecidos amplamente pela comunicação de massa (jornais, revistas, cinema e, especialmente, a televisão).
Podemos dizer que há bastante evidência fornecida por estudos experimentais que a exposição a modelos agressivos na televisão conduz a comportamentos agressivos. A finalidade desse artigo é salientar a gravidade do assunto e a estimular que nossos psicólogos investiguem esse problema em nosso meio.

DEFINIÇÃO E IMPLICAÇÕES:
Uma das definições tradicionais de agressão é a proposta por DOLLARD, DOOB, MILLER, MOWRER E SEARS (1993): “Agressão é qualquer seqüência de comportamentos, cujo objetivo é causar dano à pessoa a quem é dirigida”. A maior parte

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas