A aprendizagem significativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introduçao
A aprendizagem no contexto do processo de ensino-aprendizagem é uma actividade que se refere fundamentamente ao aluno. Ela é o processo pelo qual as competências, habilidades,conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. No ambito escolar a aprendizagem pode ocorrer mediante váriasformas organizativas do ensino, entre as quais a aula que é a forma fundamental de organizar o processo de ensino-aprendizagem.
O presente trabalho visa fazer uma análise e síntese do “papel doprofessor na promoção da aprendizagem significativa”, um tema desenvolvido por Júlio César Furtado dos Santos, especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Havana. O trabalho está estruturado emquatro pontos, designadamente a Introdução, a análise, a síntese e a bibliografia consultada.
2. Análise
Antes de proceder a uma análise da abordagem feita em torno do tema em questão importadefinir o cenceito de aprendizagem significativa. Segundo Ausubel, Novak e Hanesian, citados por Yamazak, “aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação é acoplada a umaestrutura cognitiva particular e específica, prévia, conhecida como subsunçor” (Yamazak, 2008).
O autor do artigo em sua abordagem faz um paralelo entre dois tipos de aprendizagem susceptiveis deocorrer no aluno em função da postura do professor, ou seja, do paradigma de ensino em que este se fixa. Os paradigmas de ensino apresentados baseiam-se em duas concepções filosóficas que são a empiristae a construtivista, as quais são diametralmente opostas e como consequencia proporcionam tambem aprendizagens diferentes. O professor assente na concepção empirista ensina algo inquestionável,acabado, e o aluno aprende e reproduz exactamente como aprendeu. Já o professor posicionado na concepção construtivista confere um papel activo ao aluno, considera-o como sujeito e não como objecto da...
tracking img