A APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE PELO VIÉS DE VYGOSTKI: ALCANCES E LIMITES

610 palavras 3 páginas
A APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE PELO VIÉS DE VYGOSTKI: ALCANCES E LIMITES

Bruna Benfica Quaresma, Jéssica Peringer Teixeira, Mirian Souza Dutra Taveira e Silvia Dayane Lima Godinho, Renata C. Plácido Ayub (orientador)

Introdução
A aprendizagem humana é baseada no processo que acontece em função da necessidade do indivíduo, conforme suas condições físicas, psicológicas, ambientais e sociais. De acordo com a Teoria da Mediação de Vygotsky, a aquisição do conhecimento se dá, principalmente, por meio de interações sociais e da cultura que o indivíduo experimenta desde o seu nascimento. Segundo o autor, os processos mentais superiores do indivíduo têm origem em processos sociais e só podemos entendê-los compreendendo os instrumentos e os signos que os mediam. A interação social é, portanto, o veículo fundamental para a transmissão dinâmica do conhecimento social, histórica e culturalmente construídos. Diante disto, pretende-se compreender se a proposta teórica do autor se aplica, em alguma medida, nos tempos atuais, em que a sociedade preconiza a ênfase na quantidade, frequentemente indiscriminada, de estímulos e informações, o que poderia sobrepor o processo de interação devido a velocidade em que o conhecimento precisa ser consumido.

Método
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja técnica utilizada foi a da Observação não interventiva. A partir da escolha de uma instituição de ensino, por conveniência, foi submetida à mesma, uma Carta com a apresentação dos objetivos deste estudo. Assim, teve-se como participante, uma criança do sexo feminino, com cinco anos de idade, frequentando a Educação Infantil. Desta observação, produziu-se um relatório detalhado. Para garantir os aspectos éticos necessários, foi lido e assinado o TECLE (TTTTTTTTTTT.

Resultados Na medida em que Lev Vygotsky apresenta a interação social como forma principal de aprendizado, por ser fundamental para o desenvolvimento cognitivo e linguístico de qualquer indivíduo,

Relacionados