A aprendizagem carece ser expressiva desafiadora e estimulante a ponto de mobilizar o aluno a buscar possíveis soluções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
A aprendizagem carece ser expressiva desafiadora e estimulante a ponto de mobilizar o aluno a buscar possíveis soluções a serem discutidas e concretizadas à luz de referenciais teórico-práticos. Vivemos na sociedade da informação e do conhecimento onde o vertiginoso progresso científico e tecnológico exige, cada vez mais, a atualização e a profissionalização da sociedade e ditam um ritmoacelerado, onde são necessários maiores níveis de escolarização e competências técnicas e interpessoais. No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do Psicopedagogo, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Psicopedagogo é um servidorespecializado em na motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere. É nessa moldura que se pretende caracterizar a função do psicopedagogo no contexto social, político e econômico da Educação. Desta forma, oensino caracterizado por uma prática pedagógico conservadora, repetitiva e acrítica precisa ser substituída por um ensino baseado em uma prática pedagógica inovadora, crítica e ética. Os alunos precisam deixar de serem espectadores passivos do processo educacional para se transformarem em produtores de conhecimentos.
Palavras chaves: Aprendizagem, prática pedagógica,Psicopedagogo.
INTRODUÇÃOHá alguns anos, o professor terminando a graduação, pensava-se estar plenamente pronto para trabalhar em sua área o resto da vida, porém devido a mudanças e infinitas diversidades ocorridas e encontradas o professor sentiu a necessidade de estar cada dia mais informado e preparado a complexidade da prática pedagógica.
Entretanto, como profissionais, não é fácil a busca de novos paradigmaspara entender a prática docente e os saberes pedagógicos e epistemológicos relativos ao conteúdo escolar a serem ensinados, aprendidos, pois parecem continuar sendo no nosso país pouco valorizado pelos programas de formação de professores, pois equilíbrio entre inovação e tradição é difícil.
Sendo assim, o profissional além de conviver arduamente com realidades educativas frustrantes, também seencontra desmotivado em se reciclar, mas não se dando por vencido, o educador envolvido, com objetivo primordial de educar está sempre buscando uma forma de superar as contradições encontradas no seu caminho. Com isso, e para estas novas buscas e descobertas de novas formas, ou novas maneiras de lidar com cada situação se faz importante o papel do psicopedagogo, tornando menos penoso à caminhada doeducador ao encontro da maneira mais adequada para o ensino.
Não há regras para se obter sucesso quando se fala em educação. Mesmo constituindo uma forma didática eficaz, a psicopedagogia está constantemente sujeita a mudanças na busca incessantes de melhores respostas aos problemas que encontramos no ensino-aprendizagem.
Com isso, observa-se que não se pode ignorar o conhecimento eexperiências vividas de cada e sim apropriar-se de um conhecimento mútuo não deixando submerso no recôndito da consciência, visando aflorar quando necessário. Compartilhar experiências, ou experimentar maneiras e diversificação de ensino-aprendizagem contribuirá com a educação de qualidade. É neste sentido, de apoio e troca de experiências que podemos notar o papel do psicopedagogo com seu educador,contribuindo na formação continua do professor em prol de uma educação de qualidade.
A instituição deve estar fundamentada nos conceitos de formação de valores, prazer de conhecer, solidariedade, liberdade e democracia. Toda equipe envolvida com o ensino-aprendizagem regido por um profissional atuante, atento a sua realidade contribui com o melhoramento da qualidade do ensino segundo a realidade...
tracking img