A aplicação do projeto ético-político do serviço social brasileiro

2459 palavras 10 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO estéphany de mesquita magalhães maria elizangela ximenes feijão
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO serviço social
Compreensão e aplicação do projeto ético-político do serviço social brasileiro
Sobral
2012 estéphany de mesquita magalhães maria elizangela ximenes feijão
Compreensão e aplicação do projeto ético-político do serviço social brasileiro
Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para atividades interdisciplinares.
Sobral
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 3
2. COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO 4
3. CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS 9
5. anexoS 10
1. INTRODUÇÃO
O Projeto Ético-político que compreende o Conselho Federal de Serviço Social/Conselhos Regionais de Serviço Social (CFESS/CRESS), a Associação Brasileirade Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), os sindicatos e as demais associações de assistentes sociais.
Este Projeto Profissional é um texto informativo que valoriza a conduta ética dos profissionais de Serviço Social e está vinculado a um projeto de transformação da sociedade brasileira, todavia o projeto ético-político não se propõem ser um redentor, é necessário ainda que o assistente social entenda sua dimensão política e para que este trabalho ganhe solidez e respeito frente às outras profissões é necessário que ele tenha em sua base um corpo profissional fortemente organizado.
2. COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO
O projeto ético-político é debatido desde muito tempo sendo iniciado na transição da década de 1970 a de 1980 e este período marca um momento importante para o crescimento, fortalecimento e organização do serviço social no Brasil, marcado especialmente pelo enfrentamento e recusa ao conservadorismo profissional. A característica fundamental do mesmo é a construção de

Relacionados