A Aplica O Da Matem Tica Financeira Eliziane 2

676 palavras 3 páginas
Atividade Estruturada A Aplicação da Matemática Financeira A Origem da Moeda, das Operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos.

Introdução
A Origem da Moeda, das Operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos.

A moeda surgiu a partir da necessidade do homem de realizar trocas para suprir seus desejos. A princípio o homem coletava frutos, caçava e pescava. Depois, com a evolução, o aumento do número de pessoas e conseqüente aumento das necessidades, passou a querer fazer trocas a partir do que ele produzia. Assim, se certo homem havia pescado um peixe e estava com vontade de comer uma fruta, a qual ele não possuía, ele deveria encontrar outro homem que possuísse tal fruta e que quisesse trocá-la por seu peixe. A dificuldade dessa troca, o escambo, estava justamente em encontrar alguém que possuísse o objeto desejado e quisesse trocá-lo justamente pelo objeto que o outro possuía. A partir dessa dificuldade começou-se a estipular objetos-moeda. Tais objetos teriam que ter uma aceitação total dentro do grupo em que se fazia a troca. Esses objetos-moeda variaram muito de acordo com cada civilização e entre os mais comuns estão o gado, o sal (que deu origem à palavra salário), a carne, minerais (ouro, prata, cobre), cereais, cevada, etc.
O povo grego, chamado de Helenos, nesta época já dominava a agricultura, fundiam ferro, esculpiam o bronze, navegavam com segurança pelo Mediterrâneo e estabeleciam um crescente comércio. As comunidades primordiais transformaram-se em unidades socioeconomicamente mais "maduras", desenvolvendo as "cidades-estados" independentes, ficando unidas pela língua, escrita e pelos mesmos deuses, catalisando o nascimento da civilização grega. Nos tempos remotos, para realizar troca de valores, era usual a utilização de lingotes de bronze ou barras de ferro. Como sabemos de Homero, lá pelo século IX A.C., pesos de prata facilitavam a troca valores. Mas essa logística comercial exigia um

Relacionados