A antropologia evolucionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A antropologia evolucionista
A antropologia evolucionista é uma das correntes da antropologia. Dominante até o início do século XX, tem como seus expoentes, Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylore James George Frazer. Partindo da observação de traços fundamentais em comum, essa linha interpretativa parte da suposição de uma história comum a toda humanidade.
Os pressupostosteórico-metodológicos da antropologia evolucionista
Para chegar a tais respostas, a antropologia evolucionista utiliza o método comparativo (ou novo método) como metodologia, partindo do pressuposto teórico de uma únicamentalidade capaz de gerar único caminho de desenvolvimento possível para a sociedade humana,
o estudo pode ser descrito como a embriologia do pensamento e das instituições humanas, ou, para sermais preciso, como aquela pesquisa que busca verificar, primeiro, as crenças e costumes dos selvagens, e, segundo, as relíquias dessas crenças e costumes que sobreviveram como fósseis entre povos decultura mais elevada.
As críticas de Franz Boas aos pressupostos teórico-metodológicos da antropologia evolucionista
A primeira crítica boasiana a tais pressupostos reside no fato de que a mentalidadehumana não é algo uniforme e obedece a um conjunto determinado de leis, tampouco os são os possíveis caminhos para o desenvolvimento das sociedades:
As idéias não existem de forma idêntica por todaparte: elas variam. Tem-se acumulado material suficiente para mostrar que as causas dessas variações são tanto externas, isto é, baseadas no ambiente (…), quanto internas, isto é, fundadas sobrecondições psicológicas. A influência dos fatores externos e internos corporifica um grupo de leis que governa o desenvolvimento da cultura.
As teorias racialistas
Para Todorov (1993), racialismo é a teoriaproduzida na Europa Ocidental entre os séculos XVIII e XX a partir de diferenças constatadas em análises do próprio grupo humano, fundamentado em idéias etnocêntricas, essa doutrina surge de...
tracking img