A ANTIGUIDADE ROMANA

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 4 de julho de 2015
A ANTIGUIDADE ROMANA: A HUMANITAS
1. PRIMEIROS TEMPOS:
A história dos romanos remonta os segundo milênio a. c., quando a parte Centro-sul da península foi povoada por tribos da provável origem indo-europeia, os italiotas ou itálicos.
O povo latino vivia, em regime de comunidade primitiva não existia a propriedade privada da terra. Só no século VII a. c., os gregos iniciaram a colonização do sulda península itálica tornando-se a ser conhecida como magna Grécia.
2. REALEZA:
No período da realeza, com o desenvolvimento da cultura de cereais a economia deixou de ser basear no pastoreio. A substituição posse comum da terra pela propriedade privada provocou a divisão de classes, a aristocracia de nascimento, representados pelos patrícios e os plebeus, geralmente homens livres.
3. REPUBLICA:Com a queda do último rei etrusco, teve início a república, que representava os interesses dos patrícios, únicos a terem acesso a cargos políticos. Enquanto isso, os plebeus pobres continuavam à margem do processo político. Com sua situação econômica prejudicada pelo aumento da importação de escravo estrangeiro.
A política expansionista começou no século V a. c., e muitas transformações decorreramda expansão romana. Com o estimulo as relações comerciais, nasceram grandes fortunas ampliou-se a escravidão, fator importante para a evolução da economia da Roma antiga.
A expansão militar alterou profundamente as tradições romanas. A Grécia encontrava-se no período helenístico, caracterizada pelo contato com diversos povos.
4. IMPÉRIO:
As manobras de Cesar em busca de poder absoluto demonstravama fragilidade da república. Em 27 a. c., Otávio recebeu o título de Augusto (filho de deuses) e implantou o império, que os atingir sua máxima extensão aumentou o contingente de funcionários do governo, sobretudo para arrecadação dos impostos das províncias.
Foi também no início do império que nasceu Jesus, surgindo o cristianismo, doutrina. Considerada subversiva pelos romanos. Por não aceitaros deuses pagãos – já que era uma crença monoteísta.
A perseguição aos cristões iniciou-se com o imperador Nero, mas no final do século IV, o cristianismo tornou-se religião oficial.
A partir do século II a. c., teve início a decadência do império, surgindo no século III o sistema de colonato.
EDUCAÇÃO
1. O QUE É HUMANISTA:
A cultura universalizada pode ser expressa na palavra humanistas. Uma dascaracterísticas da cultura romana decorre justamente da expansão do seu território enquanto a Grécia composta por inúmeras poles- nunca se constituiu em uma nação, Roma desenvolveu a concepção de império.
2. EDUCAÇÃO HEROICA – PATRICIA:
Os aristocráticos patrícios (proprietários rurais e guerreiros) recebiam uma educação que visava a perpetuar os valores da nobreza de sangue e cultuar osancestrais. Até os setes anos, as crianças permaneciam sob os cuidados da mãe ou de outra matrona, depois dessa idade, as meninas aprendiam no lar os serviços domésticos enquanto o pai se encarregava pessoalmente da educação do filho. A educação pouco se voltava para o preparo intelectual e mais para a formação moral.
3. A EDUCAÇÃO COSMOPOLITA:
No período da república vários fatores formaram a sociedadeemergente mais complexa, a que exigia outro modo de educar. Foram criadas escolas elementares particulares, nas quais se aprendia a ler e escrever e conta. As incursos militares e o comercio colocaram os romanos em contato com os povos helênicos e o esplenda de sua cultura.
As escolas gramaticais são desse período. Segundo a tradição helenística, o indivíduo livre devia ter uma educação encíclica.Com o tempo, a retórica exigia o aprofundamento do conteúdo e da forma de discurso. Surgiu então a necessidade de um terceiro grau de educação. As escolas superiores desenvolveram-se no decorrer do século I a. c., e cresceram durante o império.
Como se vê, predominava a educação aristocrática, não só por ser privilegio da elite, mas por estar interessada nas atividades intelectuais.
4. EDUCAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antiguidade romana
  • ANTIGUIDADE ROMANA
  • A Antiguidade Romana E A Educa O Cosmopolita
  • Fichamento: Antiguidade romana: a humanitas
  • A cultura romana na antiguidade
  • A História Social do Homoerotismo na Antiguidade Romana
  • Antiguidade Cl Ssica Grego Romana
  • A jusfilosofia na antiguidade greco- romana: dos pré- socráticos aos helenos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!