A análise integrada da paisagem nos estudos das transformações sócioespaciais no município de itaúna do sul-pr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Análise integrada da paisagem nos estudos das TRANSFORMAÇÕES SóCIOESPACIAIS NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA DO SUL-PR

INTEGRATED ANALYSIS OF LANDSCAPE IN THE STUDY OF CHANGES SOCIOSPATIAL IN THE CITY OF ITAÚNA DO SUL - PARANÁ

Lucas César Frediani Sant’ana[1]

Liana Gomes Netto[2]

Messias Modesto dos Passos[3]

RESUMO

Localizado no Brasil, estado do Paraná, na microrregião de Paranavaí, omunicípio de Itaúna do Sul passou nos últimos cinqüenta anos inúmeras transformações em seu território principalmente quando se trata do espaço agrário devido às variáveis que influem no funcionamento deste, como as flutuações econômicas, fatores climáticos e políticas públicas. Este artigo considera os estudos realizados em dissertação de mestrado sobre as dinâmicas sócio-espaciais e ambientaisdo município de Itaúna do Sul utilizando para isso a análise integrada da paisagem como ferramenta para se abordar o espaço geográfico. A importância da realização desta pesquisa se embasa na possibilidade compreender a dinâmica territorial e de diagnosticar a realidade sócio-espacial e ambiental do município.

Palavras-chave: paisagem; dinâmicas sócio-espaciais; políticas públicas; meioambiente; Itaúna do Sul – PR

ABSTRACT
Located in Brazil, Paraná, in the micro region of Paranavai, the Itaúna do Sul has been through many changes in the last fifty years  in its territory especially when it comes to an agrarian landscape due to the variables that influence its functioning, such as economic fluctuations, climatic factors and public policy. This Article considers the studies performedin the master's dissertation of socio-spatial and environmental dynamics in Itaúnado Sul making use of integrated analysis of landscape as a tool for addressing the geographic space. The importance of holding this research is based upon the ability to understand the territorial dynamics and socio-diagnose and environmental space in the city.

Key-boards: landscape; socio spatial dynamics;public policies; environment; Itaúna do Sul, state of Paraná

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com o objetivo de diagnosticar e prognosticar a partir do modelo GTP e de ferramentas como dados primário, secundários, imagens de satélites entre outros, a dinâmica sócio-espacial e ambiental do município de Itaúna do Sul – PR e de que forma as PolíticasPúblicas locais aplicadas pelos gestores municipais interferem nesta configuração.

Itaúna do Sul, localizada na porção noroeste do estado do Paraná, na microrregião de Paranavaí, constitui-se como um município de instalação recente. Desmembrou-se de Nova Londrina e veio a tornar-se município em 1961. O município é recortado pela rodovia estadual PR – 182, sendo este trecho uma importante ligaçãoentre o noroeste e oeste do estado do Paraná, com o Pontal do Paranapanema/sudoeste do estado de São Paulo. Esta ligação foi dinamizada a partir da construção da ponte sobre o rio Paranapanema pela CESP (Companhia Energética de São Paulo), onde se localiza a usina hidrelétrica (UHE) de Rosana na divisa dos estados de São Paulo e Paraná. A base da economia do município é a agropecuária que, em2002, representava 45% do PIB do município. As principais culturas agrícolas são: o café, a cana-de-açúcar, o milho, a mandioca. Destaca-se também, a pecuária de corte e de leite.

O meio ambiente e sua e sua problemática vêm atraindo cada vez mais olhares das mais diversas áreas do conhecimento científico e da mídia. Para o biogeógrafo G. Bertrand, o meio ambiente pode ser definido como umconjunto de elementos externos que rodeiam a sociedade e que com ela interage. Esta “humanização” da problemática ambiental ainda não parece ser bem gerida pelos geógrafos, sobretudo àqueles que insistem na geografia de uma natureza “congelada”, à montante da ação antrópica e da problemática ambiental.

Para isso é preciso adentrar a um modelo, que ao mesmo tempo em que agregue toda a...
tracking img