A alfabetização da criança com deficiência intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFSM

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICO

A ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Regina Helena Azevedo Duarte

Professora: Sandra Suzana Maximowitz
Tutora: Lisandra de Lima Lemes

ELOI MENDES, MG, Brasil
2011

1. APRESENTAÇÃO:
A escola para todos é aquela que reconhece que cada aluno é diferente e o seu desafio é o de valorizar estas diferenças para o enriquecimento daação pedagógica.
A criança com deficiência intelectual em sua caminhada nos espaços educacionais é muitas vezes rotulada com adjetivos que prejudicam sua alfabetização e inclusão por não contar com profissionais capacitados para detectarem a deficiência e fazer um trabalho que realmente alfabetize e inclua esta criança na sala de aula regular e muitas escolas ainda não se encontram estruturadas parareceber estes alunos.
A criança com deficiência intelectual deve ser estimulada a construir seu conteúdo mental, com a substituição de objetos, pessoas e situações do mundo real para que possibilite sua libertação do espaço e do tempo presentes, construindo assim suas próprias relações mentais.
A partir do momento em que há um planejamento, um profissional especializado e uma escola aberta pararealizar este trabalho com a criança com deficiência intelectual, será possível melhorar o relacionamento entre aluno/professor/alunos sendo este harmonioso e prazeroso para ambos e realizar o trabalho em conjunto, respeitando o tempo necessário que esta criança irá necessitar para atingir os objetivos pretendidos, visto que a legislação vigente em nosso país promove a inclusão de pessoas comdeficiências trabalhando pela construção de um sistema educacional inclusivo com tendências progressivas de matriculas de alunos com deficiências.
Na escola em que trabalho o professor regente realizará este plano de ação em conjunto com o professor da sala de AEE, um dando apoio ao trabalho do outro, em contrapartida o aluno não ficará fora do contexto da sala de aula de ensino regular e terá todoo apoio necessário na construção de seus saberes e aprendizagens.
Será necessária sim, muita força de vontade, muita pesquisa, dedicação e acima de tudo acreditar que todo ser humano é dotado de capacidades e habilidades e quando este é estimulado e trabalhado a aprendizagem acontece.
Dentro da elaboração deste plano um ponto me chamou muito a atenção, foi a colocação de que para os pais aidéia de infância está intimamente ligada à Escola, levando-os ao conceito de normalidade fazendo-os inconscientemente apostar nesta concepção e incluir a criança com deficiências dentro deste contexto ajudando-o a superar todos os obstáculos para uma vida produtiva, saudável e dentro da realidade de cada criança com ser único, embora alguns ainda não tenham este conceito como princípio e meio desuperação para a criança com deficiências.
a) Tema e problema de pesquisa:
Através deste plano de ação, buscaremos oportunizar o (os) aluno (os) à inclusão e também a alfabetização, proporcionando-lhe momentos de aprendizagem através do lúdico e com a utilização de recursos que estimulem sua efetiva aprendizagem (Tecnologias Assistivas – TA) promovendo práticas mais colaborativas e menoscompetitivas.
A escola estabelecerá rotinas em que todos recebam apoio necessário de forma igual e plena, garantindo que as atividades da sala de aula tenham a participação de todos ativamente, desenvolvendo uma rede apoio para trocarem idéias, métodos, técnicas e atividades. A finalidade de ajudar não será unicamente aos alunos, mas aos professores para que sejam bem sucedidos em seus papéis,reavaliando as práticas e determinando as melhores maneiras possíveis de promover a aprendizagem ativa para os resultados educacionais desejáveis.
Quando a inclusão realmente acontece de forma natural a própria criança se sente feliz e participa das atividades que lhe são oferecidas com muita alegria e satisfação sem ter medo de tentar superar os desafios que a vida lhe apresentar.
.
b)...
tracking img