A aguia e a galinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: A águia e a galinha – Leonardo Boff – Ed. Vozes

ARARAS
2012

INTRODUÇÃO
O autor Leonardo Boff usa o símbolo da Águia e da Galinha par fazer uma metáfora da condição humana. Sendo que A dimensão do enraizamento, do cotidiano, do prosaico, do limitado é o símbolo da galinha já a dimensão da abertura, do desejo, do poético, do ilimitado é o símbolo da águia.

O livro divide-se emsete capítulos, os quais em cada um o autor questiona como equilibrar a influencia da águia e da galinha, para que uma não reprima a outra. Faz questionamento também em relação a homogeneização, para que isso não afogue a águia que existe em cada pessoa, impedindo-as de voar.

Capítulo 1 - Uma história que vem da África

Ideia principal do Capítulo: Toda colonização – seja a antiga, pelainvasão dos territórios, seja a moderna, pela integração forçada no mercado mundial – significa sempre um ato de grandíssima violência. Implica o bloqueio do desenvolvimento autônomo de um povo.

Argumentação: Esse capítulo deixa bem claro a relação de inferioridade que o colonizado tem em relação ao colonizador e aos transtornos que a colonização tanto antiga como moderna trazem. Isso se deve aomodo como os países são colonizados, nunca pacificamente e de acordo com a vontade dos habitantes do mesmo. O sofrimento vivido pelos colonizados é extremo, nada se equipara a isso, tal sofrimento por ser tão grande gera uma revolta dentro do homem, o que pode levá-lo a luta pela libertação novamente. Já em relação a colonização moderna, que é a integração de costumes exteriores no nosso dia a diajá não causa tanta revolta na população, muitas vezes as a entrada desses novos costumes nem são percebidas pelo povo. Um bom exemplo é o estrangeirismo na língua, pessoas indo em um carrinho de lanche e pedindo hot dog, ao invés de cachorro quente.

Capítulo 2 - Nós somos Águias

Ideia Principal do Capítulo: Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança deDeus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos. Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.

Argumentação: Todos nós nascemos com um dom, com uma função, no entanto no meio do caminho,pela convivência com as outras pessoas acabamos acreditando que não conseguimos fazer isso ou aquilo, e que é melhor seguir o que a maioria que esta ao redor faz, nos tornando iguais a eles. Por isso não podemos deixar de olhar para trás e lembrar do nosso potencial e função e que não temos que ser iguais aos outros.

Capítulo 3 - Contar e recontar no estilo dos hebreus

Ideia Principal doCapítulo: Exemplo de midraxehagadá: Dentre todos os animais não havia nenhum que pudesse ser para Adão um interlocutor adequado. Então Deus criou Eva a partir do lado de Adão. Comumente se fala de forma errônea que Deus criou Eva da costela de Adão. Em hebraico se usa a palavra zela que significa propriamente lado e não costela. Midraxe-hagadá: Ele diz o seguinte: Originalmente o ser humano erasimultaneamente masculino e feminino. E ao mesmo tempo varão e mulher. No mesmo e único corpo, tinha rosto e aparelho genital masculino na frente e feminino atrás. Por causa do pecado, diz o midraxe-hagadá, Deus cortou este ser ao meio. Assim se separaram o homem e a mulher, cada um com seu respectivo corpo. Por isso, homem e mulher vivem até hoje separados. Mas, por uma paixão inata, eles estãoincansavelmente à procura de sua respectiva cara-metade. Sentem-se atraídos um Apaixonam-se mutuamente. Enamoram-se. Amam-se . E, por fim, se casam. Quando se unem amorosamente, fundem-se então um no outro. Tornam-se novamente uma só carne. E assim refazem o projeto originário de Deus.

Argumentação: Nesse capítulo nos deparamos com dois modos de encarar a mesma coisa. Um da criação da mulher a...
tracking img