A agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Qual o objetivo principal da filosofia de Descartes? 
Defender a possibilidade do conhecimento cientifico refutando o ceticismo. 

2.Porque Descartes considera importante o fundamentação doconhecimento científico ? 
Considera que o conhecimento é possível, para isso é preciso organizar o fundamento em bases confiáveis para alcança-lo. 

3.Qual o papel do Método de Descartes? 
O métodovisa por uma ordem, um caminho para garantir o sucesso de uma tentativa de conhecimento e da elaboração de uma teoria científica. 

4.Por que Descartes julga necessário refutar os céticos? Descartes propõem encontrar uma certeza básica, imune as duvidas dos céticos que possa servir de base e fundamento para a construção de uma nova teoria científica. É preciso assim encontrar um ponto de apoio,que possa servir de partida seguro para o processo do conhecimento. Descartes não exclui a duvida cética , mas utiliza como parte do processo. 

5.Formule com suas próprias palavras o argumento docogito. 
Em busca de uma base , " a primeira verdade " .Descartes passa a duvidar de tudo mas de maneira metódica, que o difere dos céticos. Então se duvida, é porque se pensa, se duvida porque pensaé porque de fato se existe. 

6.Você considera este argumento bem-sucedido? 
Aqui, cabe a cada um julgar a teoria de Descartes, as criticas ajudarão na resposta. 

7.Qual o papel do sujeitopensante para Descartes ? 
O sujeito pensante deve duvidar, não tomar nada como verdade por aparência e sim usar de caminhos para se chegar a verdade comprovando algo ou fato.(questão sujeita acorreção) 

8.Oque significa " solipsismo"? 
É o isolamento do "eu" em relação a tudo mais, ao mundo exterior e ao próprio corpo, que também é um elemento externo. Consequência do Cogito de Descartes que exigetais critérios que não são aplicados a nada mais a não ser o próprio pensamento. 

9.Como se pode interpretar o individualismo no pensamento de Descartes? 
O simples fato de sermos dotados de...
tracking img