A agricultura urbana em osasco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A AUP contemporânea vem ganhando destaque no cenário nacional e até mundial reafirmando-se como um fator permanente nos processos de desenvolvimento sustentável das pessoas e das sociedades.
Em Osasco, a AU anda imbricada com a Segurança Alimentar e Economia Solidária. É um campo de estudos relativamente recente nesse município e também no mundo acadêmico.
È vista como alternativaao desemprego ou fonte complementar de renda. Dessa maneira ela assume essa importância de estratégia de Política Pública voltado a minimização da exclusão social.
Esse trabalho é voltado a um histórico e reflexão da AU em Osasco e busca relacionar com as experiências de Economia Solidária e Segurança Alimentar no município. Para a realização deste foi utilizada uma concisa abordagem teórica jáque a AU e AUP é um fenômeno de Política Pública e ação social principiante em Osasco. O Projeto ainda está em andamento e não há até o momento notáveis referências bibliográficas a respeito da AU nesse município.
Espera-se que a partir desse trabalho o caminho fique em aberto para futuras pesquisas.














1 AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA: DEFINIÇÃO CONTEXTUAL

Muitasdas definições mais usuais do que vem a ser a “agricultura urbana” desprezam uma característica crítica que a faz ser realmente “urbana”. A agricultura urbana é diferente da agricultura rural (e complementar a ela) justamente por que ela está ligada no sistema econômico e ecológico urbano. A não ser que essa dimensão seja mais bem compreendida e tornada operacional, o conceito continuará sendopouco útil nos “fronts” científico, tecnológico e político.
Na prática, a agricultura urbana está desenvolvendo na sua capacidade para ajudar a resolver ou enfrentar diversos desafios do desenvolvimento. Ela é estimulada por uma complexa rede de fatores ainda não muito claramente entendidos, entre os quais a pobreza urbana e a insegurança alimentar ocupam lugares preponderantes.
A expressão“agricultura urbana”, ou “agricultura intra e Periurbana”, usada originalmente apenas nos meios acadêmicos e ocasionalmente pelos meios de comunicação, agora vem sendo adotada amplamente. Essa popularização torna ainda mais importante que se defina e se especifique melhor o conceito, pois, somente com maior coerência interna e funcionalidade externa ele poderá tornar-se uma ferramenta útil e específica quepoderemos compreender e utilizar.
O elemento mais comumente citado nas definições do que seja a agricultura urbana é o local onde ela é praticada: as cidades e seus arredores imediatos; porém mesmo esse elemento tem sido causa de um importante conflito conceitual.
Poucos estudos realizam uma verdadeira diferenciação entre os locais intra-urbanos e os Periurbanos, ou, se o fazem, usam critériosmuito variados. Os que consideram essas diferenças têm usado como critérios, para definir a “agricultura intra-urbana”, o número de habitantes; a densidade mínima; os limites oficiais da cidade, os limites municipais da cidade (MDS Informações sobre AVP, 2009), o uso agrícola da terra zonificada para outra atividade e a agricultura dentro da competência legal e regulamentar das autoridadesurbanas.
Para a agricultura Periurbana, sua definição quanto ao local é mais problemática. Os sítios Periurbanos estão em contato mais próximo com as áreas rurais e tendem a sofrer, no decorrer do tempo, mudanças agrícolas mais profundas que os locais mais centrais e as partes construídas da cidade.
Agricultura Urbana e a Periurbana (AUP) é um conceito multidimensional que inclui a produção, o agroextrativismo e a coleta, a transformação e a prestação de serviços, de forma segura, para gerar produtos agrícolas (hortaliças, frutas, ervas medicinais, plantas ornamentais, etc.) e pecuários (animais de pequeno, médio e grande porte) voltados á subsistência, trocas e doações ou comercialização, com reaproveitamento de forma eficiente e sustentável dos insumos e recursos de uma localidade, como...
tracking img