A agricultura no brasil, o desafio da sustentabilidade e biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Agricultura no Brasil, o desafio da Sustentabilidade e Biotecnologia

Fábio de Souza e silva,

Introdução
A produção agrícola do Brasil é um dos pilares para o nosso desenvolvimento econômico, além disso, possuímos um país com uma das maiores quantidades de terras agricultáveis do planeta e, para manter essas terras sadias, o governo deve se preocupar com a forma de exploração econservação dos recursos-chaves para a produção de alimentos tais como sementes, solo, matéria orgânica, água e ar, ou seja, deve-se, portanto incorporar a idéia de uma agricultura sustentável, introduzindo políticas públicas que visem a absorção desse objetivo pelos agricultores brasileiros [1].
Durante séculos, o modelo de desenvolvimento no país tem evoluído do extrativismo e da agricultura desubsistência para uma exploração agroindustrial intensa, em muitos casos, com ocupação e utilização desordenada dos recursos do ambiente, o que coloca em risco a nossa rica base de recursos naturais. A agricultura moderna tem características que mais se aproxima de uma indústria extrativa, o que tende a torná-la não sustentável, sem contar nos custos sociais e não ambientais como o impacto para ostrabalhadores, comunidades, regiões e consumidores de acordo com a atividade [2].
Objetivos
Este trabalho baseia-se na descrição de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros que se dedicaram ao estudo da conservação alimentar, da preservação dos nutrientes do solo, da sustentabilidade no campo e de estudos de novas tecnologias para a manutenção dos recursos alimentares, incluindo-se nessecontexto a Biotecnologia Alimentar.
Descrição dos resultados da pesquisa
A agricultura sustentável pode ser definida pela busca da maior produtividade possível com maior grau de preservação da natureza; a propósito, é interessante ressaltar que a palavra sustentável pode ser substituída por sustentado, haja vista que esses modelos de reconversão são muitas vezes sustentados em soluções do próprioambiente a falta de precisão do conceito de sustentabilidade evidencia a ausência de um quadro de referência teórico capaz de relacionar sistematicamente as diferentes contribuições dos discursos e campos de conhecimentos específicos.
A produção de energia renovável, de matérias primas e moléculas bioativas promete ampliar a margem de sistemas biológicos, criando oportunidades para que aagricultura ocupe mais espaço dentre as indústrias mais sofisticadas do mundo [2].
A agricultura brasileira dá exemplos da possibilidade de se alcançar esse objetivo. A pesquisa de recursos genéticos e de melhoramento vegetal tem contribuído para o desenvolvimento de sistemas produtivos ambientalmente mais adequados, agregando-se tolerância a estresses e eficiência no uso de nutrientes, viabilizandosistemas de cultivo conservacionistas.
Em relação ao solo, é válido salientar que a rotação de culturas é basilar e entre os ciclos produtivos, ou seja, em determinada época se planta milho e esta cultura vai alimentar-se de determinados nutrientes do solo, sendo assim, deve-se plantar no ano seguinte a soja que irá repor nutrientes que foram consumidos pelo milho como o nitrogênio. Desta forma, caio custo de preparação do solo evitando-se a utilização de cargas de fertilizantes sintéticos; uma forma de se evitar e de se preservar o solo da ação de elementos da natureza como erosão e chuvas é mantê-lo sempre plantado [3].
Nessa linha, a fixação biológica do nitrogênio por meio da inoculação de bactérias tem possibilitado a redução significativa da aplicação de fertilizantes químicos emmuitas culturas, com importante redução de impactos ambientais, como a contaminação de recursos hídricos [3].
Para se garantir a sustentabilidade futura da atividade produtiva será necessário que se invista em conhecimento científico e tecnológico que permita desenvolver sistemas de produção inovadores, voltados para o aumento da produtividade dos recursos naturais e serviços ambientais...
tracking img