A agricultura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A agricultura é a forma mais primária através da qual o homem altera a natureza primeira, o espaço natural. Ao laborar o solo e criar rebanhos o homem passou a produzir o espaço geográfico. O desenvolvimento da agricultura (e principalmente a sua intensificação) possibilitou o surgimento das cidades e a construção de um espaço geográfico cada vez mais artificial. No Brasil, historicamente aocupação de novas áreas tem como característica a intensificação das atividades agropecuárias. Com a exceção da mineração, a extração vegetal e a agricultura monocultora de exportação foram as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil que determinaram unilateralmente a forma de ocupação do território brasileiro até o século XX, quando a industrialização passou a ter importância nas atividadesprodutivas do País. Até então as regiões efetivamente ocupadas estavam localizadas na costa e a ocupação do interior era bastante rarefeita.
A ocupação do território brasileiro se iniciou pela região nordestina e depois foi se alastrando para o litoral do sudeste. O produto principal produzido era o açúcar, e era uma produção voltada à exportação. Nos dois primeiros meses de ocupação a produçãoaçucareira cresceu, mas os portugueses precisavam maximizar sua produção, com isso foi estabelecido uma pecuária extensiva que tinha como objetivo o fornecimento de carne, força motriz e transporte para a produção açucareira. No século XVIII a produção açucareira foi sendo substituída pela mineração e foi com a mineração que Portugal decidiu explorar a colônia.
O século XIX foi marcado pelodesenvolvimento da produção de café no sudeste. A cafeicultura era a principal atividade econômica do país. Foi marcada também pelo fim da escravidão que incentivou a vinda de imigrantes europeus para o Brasil. A imigração foi importante para a ocupação da região Sul do Brasil, onde foi estabelecida a colonização camponesa por imigrantes italianos, alemães e eslavos. No Brasil, historicamente a agriculturacamponesa desempenhou papel crucial para o desenvolvimento das grandes culturas de exportação e das atividades mineradoras, pois garantia a produção de alimentos para o abastecimento interno. A população dos povoados era abastecida por uma agricultura camponesa que fornecia alimentos para os grandes estabelecimentos monocultores. Por fim, talvez o caso mais explícito da importância da agriculturacamponesa na ocupação do território seja a colonização européia com base na agricultura camponesa, implantada no sul do país. Como vimos a fronteira agropecuária é um dos principais elementos que compõem a questão agrária brasileira na atualidade.
Entretanto, buscamos identificar os problemas da questão agrária brasileira, inicialmente apresentaremos uma análise socioeconômica por meio de algunsindicadores que contextualizam a desigualdade social no território. Isso possibilitará contextualizar melhor, com as regiões de riqueza e de pobreza. O primeiro indicador que apresentaremos é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que é a síntese de três dimensões: educação, renda e longevidade e na questão de educação vemos que a taxa de matrículas no sistema de ensino não indica, de formaalguma, qualidade. O segundo problema é que o PIB per capita não condiz com o que realmente é, pois o Brasil é um país com muita desigualdade.
Agora vamos analisar um pouco sobre a configuração territorial brasileira, onde ela é parte dos sistemas de objetos que compõem o espaço geográfico de forma indissociável dos sistemas de ações e ela possui objetos que podem ser naturais (sujeito a mudançaspelo ser humano) e artificiais (criadas pelo ser humano). O Brasil possui seis grandes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.
• Mata Atlântica: é o bioma que foi mais intensamente alterado pela ação humana desde o descobrimento. Sobre ele está concentrada a maior parte da população brasileira e de suas atividades produtivas, agrícolas e industriais.O bioma se...
tracking img