A afetividade na Educação Infantil

 WPOS



PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO PSICOPEDAGOGIA










NEILA SOUZA RODRIGUES AMARO





AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA
REFLEXÕES PARA UMA INTERVENÇÃOPSICOPEDAGÓGICA QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM INFANTIL














São Paulo - SP
2012




















AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA
REFLEXÕES PARA UMAINTERVENÇÃO PEDAGÓGICA QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM INFANTIL



Monografia elaborada como requisito parcial do curso Psicopedagogia da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/ Posead/ Educação àDistancia, sob a orientação da Profª Ms. Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro













São Paulo
2012











Ao Deus Criador de tudo e todos
Obrigada por mais estarealização.





À minha família obrigada pelo incentivo e compreensão.





































“Jamais pude dissociar o biológico e o social, não porque ocreia redutíveis entre si, mas porque, eles me parecem tão estreitamente complementares, desde o nascimento, que a vida psíquica só pode ser encarada tendo em vista suas relações recíprocas.”
HenryWallon, 1951







EPÌGRAFE

Para a garantia do sucesso do processo de ensino-aprendizagem é necessário que exista um equilíbrio de condições internas e externas que sejamfavoráveis e à construção do conhecimento pela criança e à apropriação de ferramentas sociais simbólicas.
O apoio psicopedagógico é essencial para orientar e estruturar formas de ações e ouintervenções pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem.

















Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a relação entre afetividade eaprendizagem no processo de desenvolvimento infantil a partir das contribuições dos estudos realizados por Piaget, Vygotsky e Wallon. O presente estudo e pesquisa constitui uma ferramenta para o...
tracking img