A adversidade cultural das diferentes etnias com enfoque a cultura afro-brasileira e a sua participação na identidade do povo brasileiro.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ADVERSIDADE CULTURAL DAS DIFERENTES ETNIAS COM ENFOQUE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A SUA PARTICIPAÇÃO NA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO.

Nivea Matos

Profa. Msc. Aleciane da S. M. Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Graduação tecnológica em Recursos Humanos (HU0018) – Praticas do Modulo II
08/12/2011

RESUMO

O Brasil como já é evidenciado por muitoshistoriadores é um país com uma forte presença cultura de nações estrangeiras, em seus elementos culturais desde os tempos da colonização e desbravamento de seu território, por consequência, somos todos “mosaicos” étnico-culturais construídos sobre bases solidas de culturas diversas e “olhares estrangeiros”. Sofremos influencias europeias, asiáticas e africanas.
Dentre essas a mais marcante é a culturaafricana, resultado do intenso processo do tráfico negreiro para o cultivo das diversas culturas que sustentável a riqueza do Brasil na era colonial, dessa forma se faz muito presente dentro de todo o processo de identidade brasileiro em nossa sociedade.

Palavras – Chaves: Adversidade, África, Identidade social.

ABSTRACT

Brazil, as is already evidenced by many historians is a country witha strong cultural presence of foreign nations, in their cultural elements from the time of settlement and clearing of its territory, therefore, we are all "tiles" built on ethnic and cultural bases diverse cultures and solid "looks foreign." Are influenced by European, Asian and African. Among these the most striking is the African culture, a result of the intense process of the slave trade in thecultivation of various crops that sustainable wealth in Brazil during the colonial era, so if this makes a lot within the whole process of Brazilian identity in our society. .

Words - Keys: Adversity, Africa, Social identity.

INTRODUÇÃO

A presença dos elementos africanos em nossa sociedade já é conhecida e estudadas pelo longo de muitas décadas, é sabido por muitas gerações que o Brasilera sustentado por trabalho escravo de imensas levas de prisioneiros africanos negociados em um mercado ilegal e amplamente usado por todos os grandes fazendeiros brasileiros, para que os mesmos sustentassem toda a economia do país. É interessante ressaltar que esse processo foi de suma importância para todo o desenvolvimento econômico e social dos dias atuais em que vivemos e que os povos deorigem africana na sociedade brasileira trouxeram também muitos costumes culturais como danças, credos religiosos, vestimentas e sabores, todos esses muito presentes em vários momentos da vida dos indivíduos brasileiros.
Não pode-se negar que não foi somente a presença dos escravos providos do continente africano que formaram a sociedade “hibrida” brasileira, asiáticos, europeus e indígenas tambémforam importantes nesse processo de identidade cultural brasileira. Aliás os povos indígenas é que sofreram influencias de outros povos afinal eles é quem estavam quando todo começou.

A MÃO FORTE DO NEGRO DENTRO DA CULTURA BRASILEIRA

O período colonial foi marcado pelo cultivo de grandes culturas de açúcar e posteriormente café, produtos amplamente apreciados pelas culturas europeias e quegarantiam todo o sustento do Brasil, foi marcado também por muitos navios que transportavam a mão de obra africana necessária para a obtenção de todo os lucros provindos dessas plantações, muitas foram às tribos dizimadas em seus redutos para abastecer o mercado de humanos que eram tratados como mercadorias e igual a elas eram empilhadas, mal armazenadas e muitas vezes descartadas. É nesse contextocultural que muitas das tradições negras foram introduzidas na sociedade brasileira que estava ainda em um forte processo de identidade cultural, essas “intervenções” africanas e nitidamente notadas em vários costumes das sociedades brasileiras que se conhece nos dias de hoje. Seja na culinária, onde as escravas eram escolhidas para cozinhar para seus “senhores” e tinham a oportunidade de manter...
tracking img