A adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação de Valores

O que é a adolescência?

A adolescência ou puberdade, tanto faz como lhe queiram chamar, é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.

Aadolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas... como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! Num adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.

Sentimentos

Na adolescência existem vários sentimentos que se vão transformando, tais como, o humor, os comportamentos (conduta) e atitudes e ainda a alimentação.Transtornos de humor

Podem apresentar grande tristeza ou uma grande irritabilidade e uma perda de interesse e prazer nas actividades que realiza, perda ou ganho de peso, insónias ou excesso de sono e abusos de substancias tas com: o álcool ou o uso de drogas.

Transtornos de conduta (delinquência)

Dentro da psiquiatria da infância e da adolescência, um dos quadros mais problemáticos temsido o chamado Transtorno de Conduta, que se Caracteriza por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti-social, agressiva ou desafiadora. Trata-se, de um sério problema comportamental, e muitos são os autores que se recusam a caracteriza-la como uma doença ou uma patologia capaz de isentar o seu portador, da responsabilidade civil pelos seus actos, responsabilidade esta comum a todos nós.Níveis de gravidade:

Leve - causam danos relativamente pequenos a outros, por exemplo, mentiras, gazetas à escola, permanência na rua à noite sem permissão dos pais.

Moderados - já pode haver furtos sem confronto com a vítima, vandalismo, uso de tabaco ou outra droga.

Severos - problemas que causam danos consideráveis a outros, tais como, sexo forçado, crueldade física, uso de arma,roubo com confronto com a vítima, arrombamento e invasão.

Transtornos alimentares

Actualmente já se descreve o que poderia ser chamado de comportamento de risco para desenvolver um distúrbio alimentar. Em geral, os pacientes bulêmicos ou anoréticos, muito antes da doença estabelecida, já apresentavam alguma alteração emocional e do comportamento.

Emocionalmente esses pacientes de riscoapresentavam alguma crítica constante a alguma parte do corpo, insatisfação com o peso, enfim, alguma alteração na percepção corporal (Dismorfia) com diminuição gradativa de suas actividades sociais.

Anorexia - As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade,trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo.

Bolimia - As características essenciais da Bulimia Nervosa consistem de compulsões periódicas em comer e métodos compensatórios inadequados posteriores para evitar ganho de peso.

Mudanças

Certamente que já reparaste que ser adolescente não é tarefa fácil.Encontras-te numa nova situação. Em relação ao mundo que te rodeia.

O teu corpo está a desenvolver-se, assim como a tua inteligência. Começas a adquirir novas capacidades intelectuais (de abstracção, critica, ect.), começas a descobrir o poder das ideias e a importância dos valores.

Que mudanças surgem nas raparigas?

Nas raparigas observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam etornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicos, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríferas tornam-se activas. Os ciclos menstruais marcam um importante marco na vida das jovens. Quanto melhor conheceres e valorizares o teu corpo, melhor te sentirás.

Que mudanças surgem nos rapazes?

Os rapazes são habitualmente mais altos, mais fortes e com...
tracking img