A adolescência é conhecido como o período de transição da dependência infantil para autosuficiencia adulta. Psicologicamente é considerado uma situação marginal na qual tm que ser feitos ajustamentos, que distinguem o comportamento de crianças e o comportamento de adultos, em uma determinada sociedade. Cronologicamente este período se estende dos 12 aos 21 anos, podendo haver grandes variações individuais e culturais. É importante ressaltar que este período tende a ocorrer primeiro para as moças que para os rapazes.
Na adolescência há uma total revolução do ponto de vista "fisiológico, cultural, emocional e social" e em sua grande maioria essa revoluçãovem acompanhada por uma total incerteza dos papéis adultos a sua frente. Juntamente com as mudanças fisiológicas do amadurecimento sexual caminham componentes psicológicos tais como o instinto sexual (energias da libido procurando extravasamento), dentre outros fenômenos.

Os valores, a ética, a moralidade e a religião muitas vezes estabelecem questões difíceis para os jovens que parecem extremamente preocupados com o que possam parecer aos olhos dos outros, em comparação com o que eles próprios julgam ser, e com a questão de como associar os papéis e aptidões cultivados anteriormente aos protótipos ideais do presente. É na fase transitória da adolescênciaque de fato ocorre o início da formação da identidade dos indivíduos.

A passagem por esta fase nem sempre se faz de modo simples e fácil, afinal o adolescente apesar de estar "crescendo" (a palavra adolescência vem do latim "adolescere" que significa "crescer" ou "tomar-se forte") e se tomando um adulto, ainda apresenta características psicológicas um tanto quanto infantis. Assim, não sendo criança e não chegando a ser adulto, o adolescente vê-se tratado injustamente, uma vez que lhe exigem mais deveres e lhe reconhecem menos direitos. Eis por que os conflitos entre os desejos e a realidade são mais agudos, podendo este jovem propender a rebeldia. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). A adolescência na atualidade: o amor, a sexualidade e vida cultural.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Adolesc%C3%AAncia-Na-Atualidade-o-Amor/133714.html

MLA

"A adolescência na atualidade: o amor, a sexualidade e vida cultural." TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Adolesc%C3%AAncia-Na-Atualidade-o-Amor/133714.html>.

MLA 7

"A adolescência na atualidade: o amor, a sexualidade e vida cultural.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Adolesc%C3%AAncia-Na-Atualidade-o-Amor/133714.html>.

CHICAGO

"A adolescência na atualidade: o amor, a sexualidade e vida cultural.." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Adolesc%C3%AAncia-Na-Atualidade-o-Amor/133714.html.