A Administra O E O Futuro Administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A administração e o futuro administrador.

A administração sempre busca a prosperidade e a organização não só nas empresas, mas também na vida das pessoas. Administrar é conduzir as coisas ao caminho desejado cuidando de planejar, organizar, liderar e controlar recursos a fim de obter a consecução dos objetivos almejados de modo eficiente e eficaz.
A tarefa administrativa consiste em orientar,dirigir e controlar esforços de um grupo de indivíduos para um desígnio comum, e o bom administrador é a entidade que possibilita a este grupo alcançar seus objetivos com o mínimo de dispêndio de recursos e esforços.
Atualmente o mercado vem oferecendo uma competividade muito grande, e devido a esse fator, o administrador enfrenta uma batalha todos os dias: manter as empresas vivas no mercado. Ascoisas vêm caminhando cada vez mais rápido para, o que na ótica acadêmica, é chamado de o mundo do “tudo depende”.
Brasil hoje já se configura como um dos países com maior número de empreendedores individuais, que obstinados a não serem mais empregados, abrem as portas de uma empresa que muitas vezes sem o preparo de seus fundadores, acaba falindo por não ter uma administração de carátercientífico.
O futuro administrativo reserva verdadeiros desafios, barreiras e obstáculos a serem transpassados. Fica a responsabilidade aos acadêmicos que hoje estudam a tarefa de chegar ao futuro, carregados de conhecimento, habilidades e atitudes que sejam capazes de vencer os obstáculos impostos pelo mercado de trabalho e pela sociedade, levando as empresas ao sucesso. Assim, a importância doadministrador para a empresa do futuro está em dirigi-la profissionalmente, administrando as variáveis internas e externas com empenho e desenvoltura para o desenvolvimento da organização. Com o mundo a todo o momento em mutação e caminhando cada vez mais rápido, não bastará ser eficiente. Será necessário a eficácia de encarar com domínio a nova condição social humana.
As organizações estão diante de ummacro sistema marcado pela incerteza que provoca a necessidade de mudanças inter e intra-organizacionais. O administrador como um agente de transformação dessas relações necessita de um novo perfil, caracterizado pela necessidade emergente de mudar a sua maneira de vislumbrar o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação e requalificação profissional, passando a concebê-la como uminstrumento de renovação dos seus conhecimentos que acontece no dia-a-dia das organizações. Toda organização aprende como programar estratégias, atingir objetivos, mas essa aprendizagem pode ser dificultada pela falta de visão dos administradores que ao utilizarem as ferramentas da educação podem ajudar as organizações a alcançar a excelência empresarial. Nesse sentido, torna-se importante fazer umaanálise de como esse administrador pode se tornar o principal elemento capaz de manter às
organizações competitivas e rentáveis, através da gestão do conhecimento. 

1 – Um novo cenário para um “Novo” administrador

A maioria dos estudos na área de administração apresentam um cenário baseado na competitividade, na busca pela qualidade e pela produtividade. Para isso, o administrador precisa de umasérie de qualidades individuais e profissionais para ajudar as organizações a alcançar seus objetivos. Nesse novo discurso gerencial, as habilidades pessoais e interpessoais vêm se tornando cada vez mais importantes, já que finalmente as empresas estão começando a entender que a principal vantagem competitiva de uma organização está nos seus Recursos Humanos. Aparentemente, esta conclusão mudatodo um processo de desvalorização do homem, passando a considerá-lo como um ser dinâmico e sistêmico, capaz de interagir, de participar ativamente da vida na e da organização. Por outro lado, todos os atores organizacionais, aqui considerados como diretores, gerentes e funcionários, tiveram um processo de aprendizagem que não se adéqua a esse novo ambiente.
Esses atores estão diante de um...
tracking img