A Administra O E Uma De Suas Evolu Es

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1047 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A Administração e uma de suas evoluções.

No decorrer dos anos, a Administração passou por várias evoluções, que consiste em suas Teorias, cada uma com suas características de sua época.
Dentro delas, optamos para falar sobre a Teoria da Administração Científica:



Teoria da Administração cientifica.

Esta teoria teve origem na Revolução Industrial, esta trouxe umnovo sistema produtivo, a industrialização, existiam máquinas rudimentares e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manejamento das máquinas. À medida que as maquinas iam evoluindo empregavam-se mais trabalhadores, mas não qualificados, com tarefas simplificadas. A tentativa de racionalizar a mão-de-obra, de substituir métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos deu-se onome de organização científica do trabalho.

Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho, este constatou que a produtividade era baixa então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho sem receber qualquer orientação perde muito tempo e verificou que os trabalhadores que realizavam trabalho suplementar não recebia qualquer contrapartida, não tendoassim motivação para aumentarem a produção.

Taylor preocupou-se com a organização científica do trabalho e a necessidade de incentivos salariais, a satisfação dos trabalhadores aumenta a produtividade e prosperidade da empresa.

A organização racional do trabalho assenta em dois aspectos fundamentais:

Estudo dos tempos e dos movimentos => A organização científica do trabalho baseia-se nadecomposição das tarefas, as tarefas são de tal forma simplificadas que podem ser aprendidas por mão-de-obra não qualificada. Tem por objetivo determinar o tempo médio que um operário normal demora a realizar a tarefa obtendo assim o tempo padrão que consideram como um instrumento básico de racionalização do trabalho.

Vantagens: 

-permite eliminar movimentos inúteis e o desperdício de esforço humano-torna a seleção do pessoal mais racional 

-estabelecimento de normas bem delimitadas 

-permite maior especialização e aumento da eficácia do operário.

São estabelecidos padrões de desempenho das tarefas, o administrador pode avaliar a eficiência do operário comparando o desempenho real com o padrão de desenvolvimento

Divisão do trabalho => As tarefas são individualizadas, os postos de trabalhoestão separados no espaço para evitar as comunicações inúteis, permitindo recompensar os operários mais ativos. A especialização do operário e a divisão técnica do trabalho encontraram aplicação na linha de montagem. Este sistema foi aplicado nos países em fase de industrialização. A seqüência ordenada de postos de trabalho constitui o chamado trabalho em cadeia.

Conceito de homem econômico =>Segundo a teoria da Administração Cientifica a motivação do homem para o trabalho é exclusivamente material, o trabalhador só desenvolverá o máximo esforço na produção se for materialmente recompensado através de incentivos salariais e prêmios de produção 

Condições de trabalho

Os aspectos relacionados com o arranjo material do local de trabalho são fatores que podem contribuir para o aumento oudiminuição da capacidade de esforço.

Esta teoria defende as seguintes condições de trabalho:

-melhoria do ambiente físico do trabalho

-disposição das máquinas 

-os instrumentos de trabalho ajustados a tarefa

As condições de trabalho são preocupação da empresa, não tanto por se valorizar o bem-estar físico do operário, mas por se considerar um importante fator de eficiência.

Linha de montagem=> Henry Ford, influenciado por Taylor, concebeu a decomposição de fabrico de automóveis em fases simples e repetitivas. Assim, os operários aprendiam rapidamente qualquer tarefa.

Ford veio introduzir uma alteração revolucionária deixou o operário de se mover de carro para carro e sim os carros moverem-se de lentamente de operário para operário em que cada operário colocava lentamente as peça,...
tracking img