A administração no século xxi

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
UCB – UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

TÓPICOS GERENCIAIS CONTEMPORÂNEOS

A ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI

Dircéia Rodrigues César
Pólo: Venda Nova/BH/MG

Belo Horizonte

2ºSemestre de 2010

TEMA
“Administração no Século XXI”
TÍTULO
Tópicos Gerenciais Contemporâneos
OBJETIVO
Objetivo do presente trabalho é buscar os fatores condicionantes do desempenho dos líderes, que atingem um grau de aprovação, na visão dos subordinados. Também buscar os aspectos comportamentais e funcionais que diferenciam o líder empresarial da figura tradicional do gerente, levando-o dodesempenho de suas atividades de forma eficaz estabelecendo um modelo de líder no século XXI.
JUSTIFICATIVA
A justificativa da elaboração deste trabalho é servir aos profissionais interessados no aprimoramento das organizações, do compromisso corporativo, da gestão do clima organizacional, na consecução e alcance dos objetivos estratégicos, missão, visão e metas. Poderá ser útil aos gestores,consultores, professores e estudiosos que tenham o compromisso de aprimorar, continuamente, sua postura, habilidades, práticas e atributos na gestão de pessoas, especialmente neste ambiente impreciso e complexo dos dias atuais. Sua principal contribuição reside na apresentação de estudos distintos sobre atributos de liderança que definem, na personalidade do líder, um diferencial que conduz osliderados ao comprometimento em relação às metas propostas e aos líderes à eficácia, ao saber, a integridade.
INTRODUÇÃO
O entendimento da função de liderança talvez seja uma das principais buscas da sociedade. E por razões óbvias: o destino de uma família, uma empresa, uma comunidade, um país, está diretamente associado à capacidade de sua liderança. Vivemos em uma época em que a tecnologia contribuipara que o líder tenha a informação necessária à tomada de decisão mais rápida e precisa. Bastante diferente de épocas passadas cujos principais recursos foram o capital, a força física ou a terra. Nesta nova era discute-se sobre a liderança ser ou não resultado de traços de personalidade, estilos de condução de indivíduos e grupos, ou marca de nascença torna-se irrelevante e até deixa de fazersentido. O que se quer são pessoas abraçando uma causa que mobilizem outras a fim de que o conteúdo desta causa se torne realidade. Há pessoas que nascem líderes e outras que aprendem a desenvolver sua capacidade de liderança ao longo de décadas. Por outro lado, certamente há um grande número de pessoas que, por herança genética, possuem limitações em relação ao que podem fazer na vida. Mas, selevarmos em conta aquelas com algum potencial de liderança, o verdadeiro desafio será desenvolver esse potencial, uma vez que o cenário atual apresenta-se com excesso de gerentes e com carência de líderes. Hoje em dia, as qualidades de liderança são reconhecidas universalmente como um elemento-chave em administração. Um bom administrador deve ser por definição, um líder. Basicamente, o líder deveriaalém de servir de exemplo, possuir e, talvez, até mesmo personificar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho. De qualquer forma, o líder nato ou experiente deverá conduzir seus liderados de forma ética e positiva fazendo com que eles contribuam para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Chowdhury (2003), as organizações do século XXIse empenharão em conseguir o entusiasmo do cliente, e não apenas a sua satisfação. Esse entusiasmo significa a empolgação e a fidelidade do cliente, alimentada pelos serviços e produtos disponíveis para ele e que excedem às usas expectativas. Para manter os clientes entusiasmados as empresas precisam superar as expectativas em qualidade e preço de seus produtos em um ambiente de extrema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração no século xxi
  • Administração no século xxi
  • O FUTURO DA ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI
  • Perspectiva para a Administração no século XXI
  • O futuro da Administração no século XXI
  • Administração cientifica no seculo XXI
  • Administração no século XXI
  • Administração no seculo XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!