A administração hoje a e as tendências para o futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1397 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ênfase nas Competências e na Competitividade; A administração hoje a e as tendências para o futuro

Este presente trabalho tem como objetivo caracterizar os termo competência e competitividade para a administração, bem como refletir sobre a administração hoje e as tendencias para o futura. Para isso se faz importante compreender sobre a aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento,capital intelectual, empresas e administrador.

Competência

Para a administração, o termo competência é a integração de u,m conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. Para ser bem-sucedido o administrador precisa desenvolver três competencias pessoais duraveis:

* o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências)

aperspectiva (colocar o conhecimanto em ação)

* atitude (fazer as coisas acontecerem)

Segundo Dr. Manoel Pereira, “competencia é a sintese do essencial a ser realizado pelo trabalho”

Os tipos de competencias são:

- competências essenciais: atividades mais elevadas que são a chave para a sobrevivência da organização e centrais para a formulação da estratégia

- competênciasdistintivas: atividades que os clientes reconhecem como diferenciadores de seus concorrentes e que provêem vantagens competitivas

- competências organizacionais: Competências e atividades chaves esperadas de cada unidade de negócios da empresa

- competências de suporta: Atividades que são importantes para apoiar um leque de competências

- capacidades dinâmicas: Capacidades de uma empresa de adaptarsuas competências pelo tempo. São diretamente relacionadas aos recursos importantes para a mudança

Competitividade

É a caracteristica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercadoobjectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

Competitividade empresarial: significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus rivais, embora tenha com que pagar aos seus trabalhadores, fornecedores e accionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegara zero e tornar-se negativa.

Competitividade organizacional: é um tópico que, desde há muito e profusamente tem concitado grande interesse entre os investigadores das organizações. Uma das grandes abordagens identificadas, encetou-se com os trabalhos de O'Reilly e seus colaboradores, e propõe a existência de três distintas formas de ligação psicológica entre um indivíduo e a organização:competência, identificação e enternalização.

Aprendizagem organizacional

É um fenomeno sistêmico nas empresas que permanece independente das pesoas. As organizações são dotadas de sistemas cognitivos que ela mesmas desenvolvem e vão sendo impregnados na sua cultura por meio, principalmente de rotinas ou procedimentos.

O termo organização de aprendizagem é por si um conceito mais procimo dafilosofia que das técnicas. Este conceito vem sendo desenvolvido a mais de 50 anos e requer a concientização de que não existe fim, pois a ação e a reação advíduo fazem parte do processo de aprendizagem. O seu principal conteudo invoca a imagem de pessoas e grupos trabalhando para melhorar a inteligencia, a criatividade e a capacidade organizacional.

O conceito de aprendizagem organizacional éintimamente relacionado com organização da aprendizagem, sendo que o termo aprendizagem segundo Pantoja, Lima e Borge Andrade (2002), “é um processo psicologico que osorreu no nivel do individuo.” Segundo estes autores quem aprende são os indivíduos e não as organizações, apenas é possível compreender como ocorre a transferência de aprendizagem do nível individual para o nível organizacional.

Kim...
tracking img