A administração de empresas e as relações humanasno ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E AS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Janei Luis Balbinot
RESUMO
Este material visa analisarmos quais as formas mais adequadas de nos relacionarmos em todas as instâncias profissionais, respeitando ashierarquias, o horário de trabalho sem mesmo negligenciar as possíveis amizades que do ambiente de trabalho possam surgir. O trabalho aborda inicialmente as relações humanas no ambiente de trabalho como um todo, aprofundando- se em assuntos como a importância, os principais problemas e como se refletem, abordando também a evolução tecnológica nesse meio de relações humanas.

INTRODUÇÃO
Emtudo o que fazemos existe o princípio das relações humanas. A comunicação é o meio principal em que este relacionamento acontece, precisamos nos relacionar em todas as situações e para a isso o uso da comunicação é indispensável.
No ambiente de trabalho as relações humanas devem adquirir uma postura mais formal do que a que desenvolvemos no dia-a-dia, pois lidamos, principalmente, comhierarquias, não podemos nos relacionar com o Presidente da Empresa da mesma forma que nos relacionamos com o Office-boy ou a Auxiliar de Escritório.
-------------------------------------------------
Nós, seres humanos, desenvolvemos a habilidade de nos relacionarmos com quase todas as espécies existentes no planeta, não exclusivamente a relação humana, da mesma forma, acabamos nos relacionandocom a maioria dos ambientes que temos contato, com o desenvolvimento tecnológico acabamos interagindo e usufruindo de locais que nunca imaginamos ter acesso.
-------------------------------------------------
Mas no âmbito das relações humanas, existem níveis de relacionamentos e formas de nos comunicarmos, que serão abordados, também será abordado os meios de comunicação que podem implicar noambiente de trabalho, seus principais problemas e qual ação, ou linha a ser seguida para que a falta ou excesso possa nos prejudicar no nosso dia a dia no trabalho.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
O SER HUMANO
-------------------------------------------------
Do momento em que nasce em diante, o ser humano vive de acordo com o modo dese relacionar com o mundo ou com a realidade. Nossa situação existencial, aqui- e- agora, física ou psíquica, depende de como nos relacionamos com o mundo, depende da qualidade com que nosso ser reage à realidade.
“Quando a questão a ser considerada for, por exemplo, a alergia, estamos falando de uma maneira imunológica e particular da pessoa se relacionar com determinados objetos do mundo,"transformando-os" em alérgenos. Supondo que outras pessoas em contato com os mesmos elementos não reagem alergicamente, então a alergia é uma forma característica da pessoa alérgica se relacionar com o mundo”. (BALLONE, 2005, p. 13).

O mesmo raciocínio pode-se usar em relação ao obeso, que tem uma maneira muito particular de se relacionar com a comida (do mundo), ou do hipertenso, que serelaciona de forma particular com o sal e a água, ou do avarento com sua maneira de se relacionar com o dinheiro, e assim por diante.
As relações do sujeito com o objeto, da pessoa com o mundo e com ela mesma, tem sido “a maneira mais didática para refletir sobre os efeitos emocionais da vida sobre a pessoa”. Algumas pessoas adoecem, devido à maneira desarmônica de se relacionar com o mundo,enquanto outras, vivenciando as mesmas experiências e contactando o mesmo mundo, são mais adaptadas e sofrem menos. (Ibidem, p.13)
Saber sobre as condições físicas e emocionais do sujeito aqui-e-agora implica em saber como ele se relaciona com o trânsito caótico das ruas, com as perdas, com os compromissos do cotidiano, com os poluentes, com seus vícios e suas dependências, com a saúde...
tracking img