A abordagem histórico-cultural de Lev VigostkiA abordagem histórico-cultural de Lev Vigostki

2861 palavras 12 páginas
A abordagem histórico-cultural de Lev VigostkiAugusto AluizioResumo
O trabalho de Lev Vigostki tem por objetivo discutir e subsidiar reflexões referentes as idéias e abordagem histórico-social visando contribuir com a formação de indivíduos capazes de aprender e pensar , sentir e agir, a partir de reflexões subjetivas da educação e dá um norte às praticas educativas.
Codó-MA2014
A abordagem histórico-cultural de Lev VigostkiNeste trabalho as autoras, Maria Vilani Cosme de Carvalho e Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina, se preocuparam em demonstrar que para Vigoztki:
“a educação, sobretudo a escolar, não é apenas contexto de socialização do individuo que influi em alguns processos do seu desenvolvimento; é também pratica social que pode reestruturar as funções psíquicas em toda sua amplitude”. (, CARVALHO, Maria Vilani Cosme e IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo (org.). A abordagem histórico-cultural de Lev Vigostki, 2009, universidade federal do Ceará. Pag. 163). Lev Seminovich Vigostki nasceu em Orsha na região que hoje corresponde ao atual território Russo, em 17 de novembro de 1896, chegou a óbito no dia 11 de junho de 1994. Graduado em direito e filologia pela universidade de Moscou, mais tarde no período de 1917 a 1923 atuou como professor e pesquisador no campo das artes, literatura e psicologia, ocasião em que publicou vários trabalhos sobre a pratica educacional enveredando assim seu trabalho, mais tarde, em psicologia educacional. As ideias de vigostki estar respaldada no fundamento de que o psiquismo humano (trans)forma-se nas varias relações desenvolvidas pelo homem com o mundo ao longo de sua vida. As ideias desse autor é muito importante para o campo da educação, principalmente a escolar, e por isto é sempre lembrada no meio acadêmico. A teoria desse autor se ampara no materialismo histórico e dialético, nos quais justificam a realidade objetiva e subjetiva e, nos diz que a realidade humana se sustenta no desenvolvimento histórico e material

Relacionados