A ABORDAGEM DO BENCHMARKING NO MUNDO DA FANTASIA

2504 palavras 11 páginas
A ABORDAGEM DO BENCHMARKING NO MUNDO DA FANTASIA
CIRQUE DU SOLEIL: UM ESTUDO DE CASO

Fátima B. Bota

Antigamente, quando um circo chegava numa cidade, os habitantes se ofereciam para ajudar os artistas a montarem a lona e festejarem juntos a chegada do circo. A emoção e o frenesi dos números de acrobacias, os números nos picadeiros, as mágicas, levavam as pessoas a sonhar e ter a fantasia que o mundo era só alegria e divertimento.
O sonho de Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, começou em 1984, em
Quebec (Canadá), era um jovem contorcionista que tocava acordeom e cuspia fogo. Reuniu alguns artistas mambembes para celebrar o aniversário do descobrimento do Canadá apresentando um musical de sua criação com pernas-de-pau. Com essa apresentação conquistou o Canadá e o resto do mundo.
A carreira de Guy Laliberté, fundador e presidente do Cirque du Soleil, é tão admirável quanto os shows que ele cria.
Guy Laliberté acumula funções administrativas, faz questão de participar do desenvolvimento artístico de seus shows e não poupa esforço nem dinheiro para inovar. Seus espetáculos levam em média três anos para serem elaborados e custam vários milhões de dólares. Sua regra de ouro é: "Para pensar num novo espetáculo, rejeite tudo o que foi feito.
Volte ao zero, não tente partir do que já deu certo".
A Organização vem ampliando os seus investimentos. Até 2017, o Cirque estará no ramo hoteleiro. Serão construídos seis resorts do Cirque du Soleil, com boates, bares e cassinos, terão decoração temática e artistas que trabalharão para entreter os visitantes. É a validação de um trabalho que se renova e se moderniza constantemente.
Considerado um fenômeno do show business e referência mundial em gestão administrativa, é considerado hoje, um dos estudos de caso mais interessantes e discutidos no mundo, pesquisado

na

Harvard

Business

School,

principalmente

por

apresentar

particularidades que surpreendem o espectador em

Relacionados