A ABORDAGEM DE PESQUISA ETNOGRÁFICA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES

2664 palavras 11 páginas
A ABORDAGEM DE PESQUISA ETNOGRÁFICA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES
Sonia Cristina de Oliveira, Cleomar Ferreira Gomes
Este trabalho aborda a pesquisa etnográfica, discute o que se entende por conceito e por estudos do tipo etnográfico e quais suas características. Analisa, também, as vantagens e limites desta abordagem e, finalmente, a ética do pesquisador.
A descrição de um trabalho de pesquisa com enfoque etnográfico é como um relato de nossas experiências de vida, sempre um processo muito difícil que requer reflexão, habilidade na descrição e clareza, de tal forma que permita expressar em palavras, acontecimentos, comportamentos, processos sociais e contextos com vivências e experiências dos sujeitos. Conforme Ferreira (1986) define a etnografia como “estudo e descrição dos povos, sua língua, raça, religião e manifestações materiais de sua atividade; descrição da cultura material dum determinado povo”. Ou seja, é a descrição de determinados aspectos da cultura sem que se faça juízo de valor.
O pesquisador etnógrafo lida com uma modalidade de pesquisa que se vê “diante de diferentes formas de interpretações da vida, formas de compreensão do senso comum, significado variados atribuído pelos participantes às suas experiências e vivências e tenta mostrar esses significados múltiplos ao leitor”, André (2004, p.20). Inicialmente, este trabalho era domínio dos antropólogos, mas atualmente “existem algumas provas que os sociólogos e os antropólogos se estão a aproximar no modo como conduzem investigação e na orientação teórica que subjaz ao seu trabalho” Bogdan (1994, p.60).
Enquanto a etnografia possui amplo interesse na descrição da cultura de um grupo social, a preocupação dos estudiosos da educação é com o processo educativo porque passa esse grupo. Neste sentido, cabe ressaltar o entendimento de André (2004), de que é preciso fazer uma diferenciação de enfoques nestas duas áreas, pois os educadores não cumprem determinados requisitos da etnografia, como, por

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas