A ABORDAGEM DE HENRI WALLON

492 palavras 2 páginas
A ABORDAGEM DE HENRI WALLON
A Gênese da inteligência para Wallon é biológica social, ou seja, o ser humano é Organicamente social e sua estrutura orgânica supõe intervenção da cultura. Nesse Sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na Psicogênese. Wallon estudou o desenvolvimento humano a partir desenvolvimento psíquico da criança. O desenvolvimento da criança aparece como resultado a maturação e das condições ambientais. Realizou um estudo centrado na criança contextualizado, ele acreditava que a criança tinha que ser vista de um modo integral considerando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, a passagem do desenvolvimento não se dá linearmente, mas é marcado por de conflitos, contradições, retrocessos e reviravoltas. Os cinco estágios desenvolvimento sucedem-se em fase com predominância afetiva e cognitiva.
IMPULSIVO-EMOCIONAL: ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, quais intermediam sua relação com o mundo.
SENSORIO - MOTOR: vai até os três anos. A aquisição da marcha e da apreensão dá à criança maior autonomia manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da compreensão do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" m atos motores. O ato mental se desenvolve a parti do ato motor;
PERSONALISMO: dos três aos seis anos. Desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas.
CATEGORIAL: Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para coisa, par conhecimento e conquista do mundo exterior;
PREDOMINANCIA FUNCIONAL: Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões Pessoais, morais, existências são trazidas à tona.
Wallon defendia

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas