A ação do recursos humanos de uma transportadora de cargas na responsabilidade social empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A AÇÃO DO RECURSOS HUMANOS DE UMA TRANSPORTADORA DE CARGAS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Gerson Siqueira de Lima[1]

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar como uma empresa de transporte rodoviário de cargas pode desenvolver uma ação social e estar inserida na sociedade com uma ação Escreva aqui o resumo do seu artigo. Escreva por último. Um resumo deve necessariamenteconter uma introdução ao tema, os pontos principais abordados no trabalho, a metodologia e a principal conclusão. Máximo de 250 palavras.

Palavras-chave: Responsabilidade. Social. Empresarial. Transportadora.

1 INTRODUÇÃO

As empresas estão inseridas em um ambiente em que sofrem grande pressão e que exige cada vez mais visibilidade de suas ações de forma eficiente, eficaz, transparente esocialmente responsáveis.
Na busca por um espaço no mercado, as empresas procuram formas de se adequar às necessidades mercadológicas atuais e desenvolver um novo comportamento voltado para o seu negócio no mundo competitivo: Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é mais uma prática estratégica das organizações.
O consumidor está mais consciente e procura produtos e serviços que, além dequalidade, agreguem um benefício ao meio ambiente ou comunidade, valorizando a cidadania.
Uma ação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) desenvolvida pelo setor de Recursos Humanos de uma empresa de transporte rodoviário de cargas é o tema deste artigo. Por uma entrevista com o analista de Recursos Humanos da organização, veremos como esta transportadora pode contribuir para uma sociedademelhor, reduzir seus custos, estimular seus colaboradores e beneficiar a sociedade, além dos conceitos de Responsabiliade Social, Filantropia e Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
Concluiremos que nem sempre a responsabilidade social é óbvia, e pode estar presente de forma sutil e bastante abrangente.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial contempla a relação teórica construída combase nos estudos realizados, a fim de sustentar as relações entre a RSE e a ação desenvolvida pela transportadora, sendo avaliada a qualificação desta ação de acordo com os conceitos básicos apresentados nas referências.

2.1 FILANTROPIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A filantropia e a responsabilidade social antecedem a RSE.
A diferença entre filantropia e responsabilidade social é o queveremos a seguir.
A filantropia não está ligada ao objetivo de uma corporação. A atividade filantrópica é exercida pelo indivíduo, pessoa física que, até pode, agregar o nome da sua empresa ao seu, mas é individual. É a doação continuada de dinheiro ou outros bens a favor de instituições ou pessoas que desenvolvam atividades sociais. É encarada por muitos como uma forma de ajudar e guiar odesenvolvimento e a mudança social, sem contar com o poder público.
Melo Neto e Froes (2004, p.26,27) trazem o seguinte conceito para filantropia:
Responsabilidade social é um estágio mais avançado no exercício da
Cidadania corporativa. Tudo começou, no entanto, com a prática de ações filantrópicas. Empresários, bem sucedidos em seus negócios, decidiram retribuirà sociedade parte dos ganhos que obtiveram em suas empresas. Tal comportamento reflete uma vocação para a benevolência, um ato de caridade para com o próximo.
No bojo desta “onda de filantropia” surgiram as entidades filantrópicas em busca de recursos dos empresários filantropos. A filantropia desenvolve-se pelas atitudes e ações individuais desses empresários. A filantropiabaseia-se no “assistencialismo”, no auxílio aos pobres, aos desvalidos, desfavorecidos, miseráveis, excluindo os enfermos. A filantropia objetiva contribuir para a sobrevivência de grupos sociais desfavorecidos.
Podemos afirmar então que cada ato filantrópico é destinado para um grupo específico, que faz parte de uma grande sociedade. Este grupo é beneficiado, mas a sociedade necessita de...
tracking img