A ação do chumbo e cádmio no meio ambiente e no organismo humano.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

de

Análises Ambientais

Profª Eline Márcia de Jesus
Aluna: Flávia Cristina de Barros
6º semestre Biomed.

Cuiabá/MT
Outubro – 2012
A ação do Chumbo (Pb) e Cádmio (Cd) no meio ambiente e no organismo humano.

Chumbo (Pb)
No meio ambiente :
O chumbo é um tema ambiental importante porque ele é um elemento químico que não se degrada ou se transforma em algum outromaterial, sendo extremamente difícil a limpeza após sua dispersão no nosso meio ambiente. O chumbo já contamina uma grande parte de nosso ambiente e é prejudicial ao nosso organismo em doses muito pequenas (como a maioria dos metais pesados).
O chumbo ocorre como contaminante ambiental e as concentrações no meio ambiente cresceram de acordo com o aumento do seu uso industrial. Com o advento da RevoluçãoIndustrial, as concentrações de chumbo no meio ambiente elevaram-se de forma alarmante, principalmente devido à introdução de compostos orgânicos de chumbo (chumbo tetraetila) como aditivo para gasolina.
Nos últimos anos a demanda de chumbo tem sofrido uma mudança quanto ao tipo de sua utilização. Seu emprego como antidetonante na gasolina e em tintas tem diminuído bastante, porém seu empregoem processos industriais tem aumentado significantemente. Usa-se chumbo na fabricação de canos para conduzirem a água, na fabricação de revestimento de cabos elétricos, de chapas para pias, cisternas e telhados, na indústria de acumuladores, etc. O arsenato de chumbo tem sido muito empregado como inseticida.
A contaminação do solo pelo chumbo pode advir de forma natural ou geológica, como tambématravés de atividades exercidas pelo homem (mineração, indústria e transporte). O solo é considerado um dos depósitos principais de chumbo, pois ao alcançá-lo, este contaminante pode ali permanecer indefinidamente. O chumbo no solo pode estar sob diversas formas: relativamente insolúvel ( sulfato, carbonato ou óxido), solúvel, adsorvido, adsorvido e coprecipitado como sesquióxido, adsorvido emmatérias orgânicas coloidais ou complexado no solo. O pH do solo influencia a mobilidade do metal no solo, que pode sofrer modificações, formar compostos menos solúveis e tornar-se menos disponível.
A contaminação da água pelo chumbo tem sido objeto de várias pesquisas. Água potável com baixo pH e baixas concentrações de sais dissolvidos podem carrear quantidades de chumbo vindas de soldas,encanamentos e ferragens, cisternas e reservatórios. Os organismos que vivem no meio aquático, captam e acumulam chumbo existente na água e no sedimento. Nos peixes o chumbo se acumula principalmente nas brânquias, fígado, rins e ossos. Vegetais também podem captar chumbo do solo e de deposição do material particulado nas folhas. A lavagem dos vegetais pode remover até 98% do chumbo presente. Nos paísesonde o chumbo foi abolido do combustível o nível de poluição ambiental diminuiu.
Os níveis de chumbo nos produtos alimentícios além de serem muito variáveis, podem ser parcialmente removidos (lavando-se ou descascando-se o alimento). Os alimentos (incluindo água potável e bebidas alcólicas) são as m aiores fontes de exposição da população ao chumbo.
A reciclagem por sua vez trata-se de umprocesso com desafios muito grandes a serem enfrentados diante dos resíduos gerados durante o processo de reciclagem. No caso da reciclagem das baterias de automóveis, por exemplo, primeiro os componentes das baterias (plástico e metal) são separados hidraulicamente. Depois, o metal é fundido.
Ao longo desse trabalho, ocorrem emissões de gases e efluentes, ambos contaminados com o chumbo. Muito tem-sedesenvolvido para reduzir ao máximo essas contaminações e minimizar o impacto desse processo. Também ocorre a geração de escória ao longo do processo. Estima-se que de cada tonelada de metal reaproveitada são gerados cerca de 150 a 300 kg de resíduo sólido contaminado com chumbo. Uma das opções que se tem pensado como solução para este segundo caso é o uso deste resíduo no lugar da brita após...
tracking img