A ação de seguidores neonazistas

Confira o vídeo.

Quem são e como agem os skinheads. Impunidade favorece a ação de grupos de intolerância, dizem ativistas negros.

Coturnos com biqueiras ou tênis de cano alto, jeans e camiseta.Movidos pelo gosto de bater e brigar, os skinheads são conhecidos pela violência e pelo ódio racial. Os grupos que agem atualmente em São Paulo fazem parte de um movimento que começou na Europa, nosanos 60, e se espalhou por diversos países. Nesta Reportagem, veja quem são, o que há por trás desses grupos, como agem e quem está na mira dos skinheads.

A violência empregada por gruposneonazistas, que pregam o extermínio de minorias como judeus, negros, gays e nordestinos, é idêntica a de grupos de extermínio policial em periferias de grandes centros urbanos. Para o psicanalista JorgeBroider, esses atos servem de porta-voz do que há de mais intolerante na sociedade.

- A ação desses grupos não difere da de grupos de extermínio policiais. Essas maneiras de eliminar o que incomodaaparecem de formas muito diferentes na sociedade. Numa situação limite, podem levar a diversos tipos de crime.

O último ataque promovido na semana passada por neonazistas na zona sul de São Paulo, emque um grupo de jovens negros foi agredido, suscitou, mais uma vez, o debate sobre a ação das gangues que pregam a pureza racial no país.

Coordenador nacional do MNU (Movimento Nego Unificado),Reginaldo Bispo afirma que a própria violência policial contra jovens negros colabora para dar a sensação de liberdade para quem pratica crimes ideológicos, como os neonazistas.

- Eles [neonazistas]agem com a certeza de que não vão ser importunados, ainda mais porque a própria polícia faz isso o tempo todo. É só relembrar o caso do estudante de história no Rio Grande do Sul e dos motoboys em SãoPaulo. Não é novidade, então, que eles tirem as manguinhas de fora.

Reflexo do cotidiano

De acordo com o coordenador do curso de pós-graduação em Psicossociologia da Juventude e Políticas...